Gaudium news > Cardeal Hummes reza pelos bispos sepultados na cripta da Catedral de São Paulo

Cardeal Hummes reza pelos bispos sepultados na cripta da Catedral de São Paulo

São Paulo (Quinta-feira, 09-11-2017, Gaudium Press) O Arcebispo Emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, celebrou recentemente uma Santa Missa na intenção dos bispos e arcebispos falecidos sepultados na cripta da Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé). A cerimônia ocorreu um dia após a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.

Cardeal Hummes reza pelos bispos sepultados na cripta da Catedral de São Paulo.jpg

A cripta está situada no subsolo do presbitério da Catedral e abriga os túmulos de 13 prelados da Diocese e Arquidiocese de São Paulo. Entre eles estão os arcebispos Dom Duarte Leopoldo e Silva (19071938), Dom José Gaspar de d’Affonseca e Silva (1939-1943) e o Cardeal Paulo Evaristo Arns (1970-1998), falecido em 14 de dezembro de 2016.

Também estão sepultados o Padre Diogo Feijó, Regente do Império; Monsenhor Aguinaldo José Gonçalves, primeiro Cura da Catedral da Sé; e Dom José Thurler, Bispo Auxiliar de São Paulo de 1966 a 1992.

Em sua homilia, Dom Hummes declarou: “nós queremos celebrar a memória dos bispos e mais uma vez os encomendar a Deus para que o Senhor os tenha no seu abraço e possam ser felizes junto a Ele no seu Reino que eles aqui pregaram pelo qual aqui deram sua vida no dia a dia, que aqui viveram como pastores deste povo”.

O purpurado lembrou ainda que a Igreja sempre incentivou as comunidades a se recordarem de seus pastores que deram a vida pela população.

Ao mencionar o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, ressaltou que o Filho de Deus foi o nosso “supremo e único pastor, que deu a vida por suas ovelhas ao se entregar na cruz”, e que os bispos, por sua vez, são pastores por participação.

Sendo assim, Dom Hummes, na condição de arcebispo emérito, atestou: “nós participamos deste ministério que é dele e, portanto, dele aprendemos e somos encorajados a dar a vida”.

Por fim, ao comentar o mistério da morte, o religioso citou a misericórdia infinita de Deus. “A morte é aquela porta que se abre e o Pai que nos recebe e nos abraça no seu amor e na sua misericórdia, nos transforma em eternos filhos seus junto dele”, disse. “A morte traz sofrimentos, mas Deus a transforma em bem, assim como a morte de Jesus resultou na sua ressurreição gloriosa e definitiva, em que a vida venceu definitivamente”, acrescentou.

Encerrada a cerimônia, o arcebispo emérito se dirigiu com os fiéis à cripta, e por lá, realizou uma oração junto ao túmulo dos bispos falecidos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas