Gaudium news > Santuário de San Giovanni Rotondo, na Itália, receberá Imagem Peregrina de Fátima

Santuário de San Giovanni Rotondo, na Itália, receberá Imagem Peregrina de Fátima

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 09-11-2017, Gaudium Press) A primeira das imagens da Virgem Peregrina de Fátima estará em peregrinação, de 15 a 27 de novembro próximos, no Santuário italiano de San Giovanni Rotondo, onde viveu e onde se encontram as relíquias de São Padre Pio de Pieltrecina, que, como é sabido, era grande devoto da Virgem e possuía forte ligação com Fátima.

09-11imagem-nossa-senhora-de-fatima.jpg

A peregrinação da Imagem de Fátima terá a participação de figuras eminentes, com destaque para o cardeal Fernando Filoni, Prefeito para a Congregação para a Evangelização dos Povos, que presidirá à Eucaristia dominical, no dia 19 de novembro, na igreja de São Pio de Pietrelcina, construída em 2004 e onde se encontram as relíquias de Padre Pio.

Programação

Durante a peregrinação, além da Eucaristia, será meditado o Rosário e será feita a consagração do Santuário ao Coração Imaculado de Maria, nomeadamente no dia 17 de novembro, dia da festa de Santa Izabel da Hungria, patrona da Ordem Franciscana Secular.

No dia 26 será translada uma relíquia do corpo do padre Pio, até à igreja de Santa Maria das Graças, e a Missa será presidida por Monsenhor Rino Fisichella, Presidente do Conselho Pontificio para a Nova Evangelização.

Padre Pio e Fátima

A ida desta imagem até Itália faz-se num contexto absolutamente excepcional e que se prende com a forte ligação existente entre o padre Pio e Fátima.

Aos 72 anos o padre Pio foi vítima de uma pleuresia que o obrigou a ficar imobilizado na cama durante vários meses, sem grande esperança de recuperação.

A Providência quis que uma imagem da Virgem Peregrina de Fátima tivesse que fazer uma escala técnica em San Giovani Rotondo. Vendo-a da janela do seu quarto, acenou pedindo-lhe a sua intercessão para uma melhoria do seu estado de saúde, o que acabou por acontecer.

Era o mês de agosto de 1959 e o Padre Pio só viria a falecer em 1968, no seu quarto conventual, com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria. Ele foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002.

Atualmente, em San Giovanni Rotondo, cidade onde passou grande parte de sua vida, ergue-se um Santuário mariano que é visitado anualmente por centenas de milhares de peregrinos de todo o mundo.

O antigo convento capuchinho, de 1540, onde viveu o Santo, a igreja de Santa Maria das Graças e o santuário dedicado ao místico São Padre Pio formam um complexo onde uma forte piedade popular é vivida, sendo o Santuário considerado o segundo maior santuário de Itália.

Imagem esculpida sob orientação da Irmã Lúcia

A mais antiga Imagem da Virgem Peregrina do Rosário de Fátima foi esculpida segundo indicações da Irmã Lúcia, foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947.

A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro.
Início das Peregrinações

A génese deste percurso remete-nos para o ano de 1945, pouco depois do final da 2.ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia.

A ideia foi retomada em abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e, no ano seguinte, no preciso dia da sua coroação, teve início a primeira viagem.

Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária.

Veneração da Imagem

Em maio de 2000, esta Imagem foi colocada na exposição Fátima Luz e Paz, onde foi venerada por dezenas de milhares de visitantes.

Passados três anos, mais precisamente no dia 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a Imagem foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do altar-mor.

A Imagem voltou a sair no dia 12 de maio de 2014, primeiramente para uma visita às comunidades religiosas contemplativas existentes em Portugal, que decorreu até ao dia 2 de fevereiro de 2015, e depois a todas as dioceses portuguesas, de 13 de maio de 2015 a 13 de maio de 2016. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Santuário de Fátima)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas