Gaudium news > Aparecida comemora os 285 anos da Congregação do Santíssimo Redentor

Aparecida comemora os 285 anos da Congregação do Santíssimo Redentor

Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 10-11-2017, Gaudium Press) Em torno do Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 9 de novembro, os Missionários Redentoristas que participaram da cerimônia por ocasião dos 285 anos da fundação da Congregação do Santíssimo Redentor no mundo.

Aparecida comemora os 285 anos da Congregação do Santíssimo Redentor.jpg

Os missionários são considerados os zeladores da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, bem como os responsáveis pela administração do Santuário e todas as suas obras, sociais e de construção há 123 anos.

A Congregação fundada por Santo Afonso de Ligório possui um trabalho de atenção dedicado aos mais necessitados, especialmente por meio das Santas Missões.

“É com alegria que hoje celebramos os 285 anos da presença dos Missionários Redentoristas em mais de 80 países e partilhamos com vocês essa alegria, pedindo também a oração de vocês para que o nosso trabalho seja sempre de esperança e que Nossa Senhora Aparecida, patrona da Província de São Paulo, continue nos protegendo”, declarou o missionário redentorista Padre Jadir Teixeira da Silva, em sua homilia.

A Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas) foi fundada por Santo Afonso em dia 9 de novembro de 1732, em Scala, no Reino de Nápoles, Sul da Itália.

Naquela época, após fazer um retiro na região de Scala e no contato com os cabreiros, surge no coração de Santo Afonso o desejo de ser sacerdote junto aos mais abandonados. Logo, ele partilha esse desejo com outros amigos.

Ao deixar a cidade de Nápoles, parte para Scala, e por lá, com seus amigos, inicia a Congregação do Santíssimo Redentor, com o carisma inspirado no anúncio de que em Cristo a Redenção é Copiosa e é para todos.

De acordo com os dados do Governo Geral, a realidade numérica atual da Congregação mostra que, ao todo, são 4.941 religiosos espalhados pelo mundo, sendo desses 629 clérigos, 375 irmãos, 3.818 sacerdotes, 54 bispos, 54 diáconos transitórios e 11 diáconos permanentes.

Atualmente, a Congregação se faz presente em 82 países do mundo, com os redentoristas distribuídos em 79 unidades (Províncias e Vice-Províncias).

Recentemente, a mais nova Vice-Província foi criada em 2017 em Madagascar. No Brasil, a Província de São Paulo é tida como a segunda da América Latina, estando atrás somente da Província de Bogotá, na Colômbia, em número de confrades e de comunidades. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas