Gaudium news > Crato festeja os 64 anos da visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Crato festeja os 64 anos da visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Crato – Ceará (Terça-feira, 14-11-2017, Gaudium Press) Em meio às celebrações pelo centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima na Cova da Iria, em Portugal, a Diocese de Crato comemorou os 64 anos da visita da Imagem peregrina da Mãe Santíssima a sua sede e às demais paróquias, ocorrida em 13 de novembro de 1953.

 Crato festeja os 64 anos da visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.png

Réplica da Imagem Peregrina Mundial, na Igreja Catedral, em Crato
Foto: Patrícia Mirelly

Na época, a vinda da Imagem de Fátima ocorreu durante o Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo diocesano, e do centenário de elevação de Crato à categoria de cidade.

A Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima foi recebida no dia 13 de novembro de 1953, no Aeroporto da Floresta Nacional do Araripe, que logo, passou a se chamar Aeroporto Nossa Senhora de Fátima.

Após descer a serra, a Imagem foi calorosamente recepcionada pelos devotos marianos reunidos na Praça Francisco Sá, bem como pelas autoridades religiosas, civis, militares e a população em geral, conduzida pelo Padre Francisco Demontier, coordenador da peregrinação.

O carro-andor se dirigiu até a Praça da Sé, enquanto a Imagem foi conduzida ao Altar da Sé Catedral, dando início a sua visita oficial.

Em seguida, houve a inauguração do pequeno monumento de Nossa Senhora de Fátima, no jardim do templo. Também foi apresentada a Capela dedicada a Virgem Maria, no braço direito da Sé, com bênção oficiada por Dom Francisco, acompanhado por Monsenhor Rubens Gondim Lossio, cura da Catedral, e pelo Padre Francisco Demontier.

No final daquele mês de novembro de 1953, a Catedral foi contemplada com uma réplica em cedro esculpida por Guilherme Thedim, o mesmo escultor da Peregrina Mundial.

Em dezembro do mesmo ano, realizou-se o Tríduo Nacional de Fátima, em Fortaleza, encerrando a visita da Imagem ao Ceará, na pré-inauguração do Santuário Nossa Senhora de Fátima.

A réplica retornou a Crato sob mais uma festiva recepção, desta vez na estação da Rede Viação Cearense, e foi colocada no Altar do braço direito da Sé Catedral. No mesmo templo, foi instituída a procissão da Virgem de Fátima, no dia 13 de cada mês, ao redor da Praça da Sé, sob a direção do Monsenhor Rubens. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas