Gaudium news > Teresina (PI) celebra Ministério de Acolitato concedido a futuros sacerdotes

Teresina (PI) celebra Ministério de Acolitato concedido a futuros sacerdotes

Teresina – Piauí (Quinta-feira, 16-11-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Teresina celebrou o momento em que os seminaristas Diego da Silva, Francisco Aquino e Igor Torres receberam o Ministério de Acolitato, na manhã do último domingo, 12 de novembro, durante Santa Missa na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz (Forania Sul I).

Teresina (PI) celebra Ministério de Acolitato concedido a futuros sacerdotes.jpg

Na ocasião, a cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, e reuniu familiares e amigos dos mais novos ministros que estão em formação para o sacerdócio.

Para o seminarista Igor Torres, que está no terceiro ano de Teologia, “a recepção desse ministério é razão de alegria porque significa mais um passo dado com segurança e confirmado pela Igreja”.

“Também é um serviço que nos é conferido e nos aproxima do altar da Eucaristia. Sabemos que o caminho para o sacerdócio tem muitas etapas e esse Ministério nos configura ainda mais ao serviço do altar. Nós que fomos coroinhas, antes de ingressar no seminário, passamos por muitas etapas e momentos de encontro com Jesus na Eucaristia. Na missa diária, na adoração, na oração pessoal e agora feliz porque com esse Ministério de Acólito nos tornamos oficialmente servidores do altar podendo, inclusive, distribuir a santa comunhão eucarística e levá-la aos enfermos em caso de necessidade”, explicou.

A celebração realizada na Vila da Paz não teve um rito próprio. Segundo Antônio Marques, da Pastoral da Comunicação da paróquia, “tivemos a procissão de entrada e os ritos iniciais. Em determinado momento os seminaristas foram chamados por um padre ao altar. O Arcebispo iniciou a homilia já com os candidatos ao acolitato presentes no altar e, após a leitura do Evangelho, a assembleia presente pôde testemunhar o recebimento do Ministério”.

“Após a Santa Missa vivenciamos um momento de confraternização e sentimos a bondade e a generosidade das pessoas que fazem o compromisso de rezar por nós. O próximo passo será a ordenação diaconal e depois, com a graça de Deus, a ordenação presbiteral”, concluiu Igor. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas