Gaudium news > República Checa dedica um ano inteiro à Nossa Senhora de Fátima

República Checa dedica um ano inteiro à Nossa Senhora de Fátima

República Checa – Praga (Quinta-feira, 16-11-2017, Gaudium Press) Desde outubro deste ano até outubro de 2018 a República Checa dedicará um ano a Nossa Senhora de Fátima. O evento será em “gratidão pela recuperação da liberdade após o comunismo”.

O Ano de Nossa Senhora de Fátima estará marcado pela peregrinação que uma réplica da imagem de Nossa Senhora realizará por todas as dioceses checas até outubro do próximo ano, estendendo assim as celebrações pelo centenário das aparições de Fátima.

Momento especial será a romaria de gratidão que ocorrerá no dia 18 de novembro, também no país europeu, com a imagem do milagroso Menino Jesus de Praga, cuja réplica foi levada ao Santuário de Fátima em setembro. Fato que teve lugar no dia 13 desse mês durante a Peregrinação Nacional a Fátima que realizava pela segunda vez a República Checa com a presença de 1.300 peregrinos, que acudiram acompanhados pela Conferência Episcopal deste país. A primeira vez havia ocorrido em 1989 quando os checos chegaram ao santuário português como ação de graças pela liberdade recuperada.

República Checa dedica um ano inteiro à Nossa Senhora de Fátima.jpg

Foi durante esta romaria do dia 13 de setembro no Santuário português quando o Cardeal Dominik Duka, Arcebispo de Praga, ao finalizar a solene Eucaristia, entregou ao Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, para Dom Antônio Augusto dos Santos Marto, Bispo de Leiria-Fátima, uma cópia da imagem do Milagroso Menino Jesus de Praga, que havia sido consagrada no Santuário do Divino Infante, a igreja da Nossa Senhora da Vitória, em Praga.

“Graças ao triunfo do Imaculado Coração de Maria podemos viver em liberdade”, foram as palavras que disse o Cardeal Duka diante dos peregrinos checos e de outros países presentes naquela ocasião.

Por sua vez o Padre Cabecinhas, em nome do Bispo de Leiria-Fátima, desejou que “a grande embaixadora da mensagem de Fátima (…) possa levar alento aos que sofrem, levar força aos que testemunham com coragem sua Fé em um ambiente adverso, e abrir caminhos para Deus nos corações dos que se ponham em contato com Ela”.

Já de regresso, os checos receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que desde outubro iniciou sua peregrinação pelas Dioceses do país, sendo recebida com uma Solene Eucaristia na Catedral de São Vito em Praga, após a qual teve lugar uma procissão pelas ruas da cidade.

Cinquenta anos atrás, em 1968, outra imagem de Nossa Senhora de Fátima havia sido introduzida clandestinamente na Checoslováquia levando alento em meio da opressão política de então.

Nesta ocasião, Nossa Senhora de Fátima levará esperança, e estará iluminada pela presença de seu Filho na venerada imagem do Menino Jesus de Praga, especialmente no dia 18 de novembro quando centenas de checos se congreguem com gratidão em seu Santuário.

A peregrinação de Nossa Senhora na República Checa chama a atenção, sobretudo porque é o país europeu com maior número de ateus. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas