Gaudium news > Reforma da Cúria Romana: Papa criou “Terceira Seção” na Secretaria de Estado

Reforma da Cúria Romana: Papa criou “Terceira Seção” na Secretaria de Estado

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 22-11-2017, Gaudium Press) O Papa Francisco instituiu uma nova seção na Secretaria de Estado, um passo a mais na reforma da Cúria Romana que Francisco está realizando.

22-11Reforma da Cúria Romana Papa criou ?Terceira Seção? na Secretaria de Estado.jpg

Uma nova Seção

A nova Seção, ou departamento, será a terceira e será encarregada dos Núncios Apostólicos que, como se sabe, são os embaixadores da Santa Sé no mundo.

A Terceira Seção, descrita oficialmente como sendo destinada e orientada “para o pessoal diplomático da Santa Sé”, será administrada por Dom Jan Romeo Pawlowski, um arcebispo polonês que desde dezembro de 2015 está instituído como ‘delegado’ das representações pontifícias.

Atuais Seções

A Secretaria de Estado, dirigida pelo Cardeal Pietro Parolin, tinha até agora duas seções.

A ‘Primeira Seção’, para Assuntos gerais é considerada como o ‘Ministério do Interior’, e está sob a direção de Dom Angelo Becciu.
A ‘Segunda Seção’, aquela que é dedicada às Relações com os Estados e tem semelhanças de funções com um ‘Ministério do Exterior’, é administrada pelo arcebispo inglês Paul Richard Gallagher.

A Terceira Seção

Segundo se explica, a iniciativa de criar uma Terceira Seção tem como objetivo “assegurar uma atenção mais fraterna e um acompanhamento humano, sacerdotal, espiritual e profissional mais solícito aos diplomatas e àqueles que se estão preparando para esta missão, os alunos da Pontifícia Academia Eclesiástica”.

O Papa estabeleceu a Terceira Seção através de uma carta enviada em outubro ao Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, e entregue às Nunciaturas Apostólicas, as embaixadas da Santa Sé em todo o mundo.

Em sua carta, o Pontífice manifestou que tinha um “grande apreço por aqueles que ajudam o ministério de Roma”, tanto por “aqueles que trabalham na Santa Sé, como no Estado da Cidade do Vaticano e na Sé Apostólica” e suas instituições vinculadas.

A Terceira Seção se ocupará das ‘ternas’ para a nomeação de núncios, transferências, formação inicial e permanente, condições de vida e de serviço, licenças, pessoal local e aspectos burocráticos das Nunciaturas.

O delegado, Dom Pawlowski, visitará as sedes das representações no mundo e participará de reuniões semanais com o Secretário de Estado e os responsáveis pelas outras duas seções, com as quais trabalhará em estreita colaboração. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas