Gaudium news > Equatorianos em Valência rendem homenagem a Nossa Senhora de Quinche

Equatorianos em Valência rendem homenagem a Nossa Senhora de Quinche

Espanha – Valência (Quinta-feira, 23-11-2017, Gaudium Press) Apesar da distância, centenas de equatorianos que vivem em Valência, Espanha, celebrarão sua Padroeira: Nossa Senhora de Quinche. As homenagens marcam a festividade da Padroeira, que ocorreu no dia 21 de novembro, mas terão lugar no sábado, 25 de novembro, na Paróquia El Salvador e Santa Mônica. A comemoração mariana é uma das mais importantes da cidade espanhola com a participação de devotos não valencianos.

Equatorianos em Valência rendem homenagem a Nossa Senhora de Quinche.jpg

De acordo com o pároco de Santa Mônica, “trata-se de uma festa paroquial, organizada pela paróquia para toda a comunidade e aberta à participação de todos os fiéis, especialmente a Confraria de Nossa Senhora de Quinche e fiéis equatorianos”.

As homenagens a Nossa Senhora começaram na terça-feira, 21, com o tríduo em honra a Nossa Senhora. Já na sexta-feira, 24, antes da Celebração Eucarística que haverá às 19h30, terá lugar a bênção das crianças -uma especial tradição para estas datas-, assim como a bênção dos objetos religiosos e dos veículos, tal como ocorre durante esta festa mariana no Equador.

Ainda na sexta-feira, às 22h, será a procissão com uma pequena imagem de Nossa Senhora de Quinche que se desenvolverá pelo antigo canal do Rio. Na passagem dos fiéis se rezará o Santo Rosário. O percurso se iniciará à altura do Campanar até a paróquia, onde se congregarão os equatorianos para a exposição do Santíssimo Sacramento e bênção.

A Missa pela festividade mariana será no sábado, 25, às 11h, após a qual se seguirá uma procissão presidida por uma imagem venerada na Paróquia, ocorrendo nas ruas próximas ao templo. A imagem, de 1,2 metro de altura, foi um presente que a Associação de Nossa Senhora dos Desamparados deu à comunidade equatoriana em Valência.

Aos festejos já se somaram outras centenas de fiéis equatorianos, desta vez na Paróquia ‘A Paixão do Senhor e Santa Gemma Galgani’, que no dia 18 de novembro renderam tributos à Nossa Senhora de Quinche com uma Celebração Eucarística, procissão mariana e um ato cultural com danças do Equador.

A imagem original de Nossa Senhora da Apresentação de El Quinche é uma imagem de madeira do século XVI que foi talhada pelo espanhol Diego de Robles, da escola quitenha, a pedido dos indígenas Lumbisí, que não tiveram como pagar ao artista. De Robles decidiu então entregá-la aos indígenas oyacachis que lhe pagaram com tábuas de fino cedro que necessitava para seus trabalhos.

Os indígenas, ao verem a imagem, ficaram maravilhados porque era exatamente igual a como lhes havia apresentado Nossa Senhora quando se encontravam em uma caverna. Conta a tradição que Nossa Senhora lhes apareceu com a promessa de livrá-los dos perigos de uns ursos que devoravam crianças.

A imagem de Nossa Senhora permaneceu com os indígenas até 1604, quando o então Bispo do lugar ordenou seu traslado ao povoado de Quinche, onde ainda permanece. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas