Gaudium news > Iniciação à Vida Crista é tema de formação em assembleia no Recife

Iniciação à Vida Crista é tema de formação em assembleia no Recife

Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 27-11-2017, Gaudium Press) Em encontro com os catequistas das paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife, o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, realizou uma formação no auditório da matriz da Soledade, inspirada no tema “Iniciação à Vida Cristã – Projeto de Renovação da Comunidade Paroquial”.

Iniciação à Vida Crista é tema de formação em assembleia no Recife.jpg

A atividade fazia parte da programação da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada na capital pernambucana.

Segundo Dom Bustolin, a Igreja de Recife está aberta aos novos desafios para transmissão da fé, e sendo assim, a discussão em torno da proposta de iniciação à vida cristã é o começo de um processo junto aos padres e religiosos, mas principalmente com os catequistas e as comunidades.

“A impressão que eu tenho é que haverá um processo muito bem desenvolvido e com participação crescente, porque é uma necessidade de todos nós”, explicou dom Leomar. “A igreja que está no Recife, alinhada com toda a Igreja que está no Brasil, começa também a dar passos significativos para que a iniciação à vida cristã não seja apenas um ideal, mas se concretize com um rosto próprio do lugar, com uma cultura local, adaptando-se a uma necessidade e demandas que são próprias daqui de Pernambuco”, disse o bispo auxiliar.

Por sua vez, o Arcebispo Dom Fernando Saburido acredita que a formação motivará os catequistas a assumirem com mais entusiasmo e compromisso a missão de educar os cristãos na fé. “Se nós tivermos um povo de Deus mais educado na fé, isso vai ser uma garantia para o futuro, diminuindo a evasão religiosa, de modo que é responsabilidade da Igreja batizar, mas também educar”.

Sobre o assunto, a CNBB publicou o Documento 107, intitulado “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários” – que está à venda nas livrarias católicas do Recife -, a fim de oferecer inspiração para que paróquias e dioceses elaborarem seus projetos de evangelização. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas