Gaudium news > Arcebispo convoca fiéis para o primeiro Sínodo da Arquidiocese de Belém

Arcebispo convoca fiéis para o primeiro Sínodo da Arquidiocese de Belém

Belém – Pará (Segunda-feira, 27-11-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Belém, no Pará, por meio de uma carta assinada pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira, fez uma convocação aos fiéis para a primeira edição do Sínodo Arquidiocesano.

Arcebispo convoca fiéis para o primeiro Sínodo da Arquidiocese de Belém.jpg

“Aos que este nosso decreto virem, saudação, paz e bênção no Senhor!”, inicia Dom Taveira, que continua: “repetidas vezes tem ressoado na Igreja de Belém o apelo ao novo vigor missionário”.

“Na história da Arquidiocese de Belém, os Bispos e Arcebispos que me precederam, cada um a seu tempo e a seu modo, suscitaram muitas iniciativas em vista de uma sempre renovada Evangelização, ‘Graça, Vocação e Identidade da Igreja’ (Beato Paulo VI, Evangelii Nuntiandi 14), com a participação viva do Clero, Vida Religiosa e Consagrada e de todo o povo de Deus. Também nosso tempo tem sido acompanhado do esforço pastoral de todo o corpo eclesial da Arquidiocese, o que se torna motivo permanente de gratidão ao Senhor, que acompanha sua Igreja, de acordo com sua promessa: ‘Eis que estou convosco todos os dias, até o fim doa tempos’ (Mt 28,20)”, escreve.

Em meio às comemorações pelos 300 anos de criação da Diocese de Santa Maria de Belém do Grão Pará, através da Bula “Copiosus in Misericordia” do Papa Clemente XI, datada do dia 4 de março de 1719, “convocamos o 1º Sínodo Arquidiocesano de Belém no teor do Cânon 462, no qual presbíteros diáconos, religiosos, religiosas, pessoas consagradas, leigos e leigas são chamados a colaborar com o bispo para o bem de toda a comunidade eclesial, para atualizar a vocação evangelizadora e missionária da Igreja de Belém e estabelecer os princípios norteadores de sua ação pastoral a partir das comemorações tricentenárias”.

Dom Taveira declara ainda que “toda a Arquidiocese é convidada a participar pela oração e oferecer a sua contribuição na preparação do Sínodo, através das comissões de trabalho e os necessários documentos formativos e informativos a serem elaborados, de acordo com o Regulamento do mesmo Sínodo, a ser oportunamente aprovado”.

“Confio a preparação e realização do Primeiro Sínodo Arquidiocesano de Belém à Santíssima Virgem Maria, sob os títulos de Nossa Senhora da Graça, Santa Maria de Belém e Nossa Senhora de Nazaré, ela que perseverava com os Apóstolos em unânime oração (At 1, 14), e convido todos os fiéis da Arquidiocese de Belém a orarem instantemente pelos seus frutos”.

Por fim, o prelado ressalta: “dado e passado em nossa Cúria Metropolitana, no município de Belém, Estado do Pará, sob o sinal e selo de nossas armas, no dia quinze de novembro de dois mil e dezessete, Memória de Santo Alberto Magno, Bispo e Doutor da Igreja, e eu, Cônego Antonio Beltrão Ribeiro Filho, Chanceler da Arquidiocese de Belém, lavrei este decreto, subscrevi e mandei registrar em livro próprio”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belém

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas