Gaudium news > Recife celebra a 113ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro

Recife celebra a 113ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro

Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 27-11-2017, Gaudium Press) A 113ª edição da festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, no Morro da Conceição, zona norte do Recife, terá início no próximo dia 29 de novembro, inspirada no tema “Nossa Senhora da Conceição do Morro: Muitos Nomes, uma Só Mãe”, em alusão aos vários títulos dados a Mãe Santíssima, a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Recife celebra a 113ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro.png

Para definir a canção tema da Festa do Morro 2017, o Santuário do Morro da Conceição realizou entre os meses de maio e setembro um concurso para escolher a música que acompanhará os festejos deste ano. No total, aproximadamente 50 canções realizaram inscrições, sendo “Virgem mãe de tantos nomes”, de Ronaldo Oliveira dos Santos, a escolhida.

Popularmente conhecida em Pernambuco, a Festa do Morro será celebrada entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, com 52 missas durante os dez dias de festejo.

Do dia 30 de novembro a 7 de dezembro, as missas serão celebradas às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. O novenário será celebrado à noite, às 19h30.

A cada dia da novena, que tem início no dia 29 de novembro e se estende até 7 de dezembro, as homenagens serão dedicadas a um título mariano, como Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora dos Prazeres, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

No dia da abertura, 29 de novembro, haverá uma Solene Celebração de Ação de Graças pelos amigos e parceiros da Festa, que será rezada no Santuário do Morro, às 9h.

As comemorações iniciam-se com a Procissão da Bandeira, sendo que a concentração está marcada para às 17h, no Sítio da Trindade, zona norte da capital pernambucana. De lá, o andor sairá pontualmente às 18h.

A caminhada seguirá com destino a Praça da Conceição, local em que será celebrada a Santa Missa campal, presidida pelo Reitor do Santuário, Padre José Ulysses, e pelo Pároco do Morro da Conceição, Padre Renato Azevedo.

Já no dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, os fiéis se reúnem a partir da meia noite, quando serão celebradas missas a cada hora. Na ocasião, serão intercaladas celebrações dentro do Santuário e no palco externo, das 0h às 10h.

A procissão de encerramento da Festa terá concentração a partir das 14h. O cortejo partirá do Forte do Brum, no Cais do Apolo, às 15h.

O percurso que os romeiros farão será de aproximadamente quilômetros, sendo finalizado na Praça do Morro da Conceição.

Por fim, ocorrerá a missa solene campal de encerramento dos festejos, por volta das 18h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas