Gaudium news > Musical sobre São José de Calasanz é apresentado em Minas Gerais

Musical sobre São José de Calasanz é apresentado em Minas Gerais

Belo Horizonte – Minas Gerais (Terça-feira, 28-11-2017, Gaudium Press) Composta por crianças e adolescentes com idades entre 7 e 18 anos, a Orquestra e Coral Sonoro Despertar, da Paróquia São Marcos, apresenta neste ano o “Auto de Calasanz”, encenação musical sobre a vida e obra de São José de Calasanz.

Musical sobre a vida e obra de São José de Calasanz é apresentado em Minas Gerais.jpg

A apresentação está marcada para o dia 10 de dezembro, às 20h, na Igreja São Judas Tadeu da Paróquia São Marcos, no bairro Ipê.

A Paróquia São Marcos, no bairro Maria Goretti, é considerada o berço do Projeto Sonoro Despertar – Orquestra de Flautas e Coral. Atualmente, a iniciativa reúne 130 crianças e adolescentes e, desde 2000, oferece formação musical a fim de despertar os participantes para a importância dos valores humanos, promovendo assim o desenvolvimento pleno e feliz.

O projeto foi idealizado pelo Padre Jésus Guergué Lafraya e está sob regência e coordenação pedagógica da professora Celeste Alda desde a sua fundação.

São José de Calasanz

Religioso e fundador da primeira escola pública cristã, da Ordem Religiosa das Escolas Pias e da Ordem Religiosa dos Padres Escolápios – que hoje atua na Paróquia São Marcos e no Projeto Sonoro Despertar, em Belo Horizonte -, dedicou sua vida à educação das crianças mais pobres.

São José Calasanz nasceu no ano de 1557, em Peralta de la Sal, em Aragão, Espanha. Em 1583, ordenou-se sacerdote, e depois, trabalhou por algum tempo na Diocese de Lérida e de La Seu d’Urgell.

No ano de 1592 foi para Roma com a intenção de abrir as primeiras escolas direcionadas à educação de crianças pobres e abandonadas.

Através desta iniciativa, outros sacerdotes se juntaram a José de Calasanz e, assim, criaram a Ordem Religiosa das Escolas Pias, que se estendeu rapidamente pela Itália, Espanha e Alemanha.

Em 25 de agosto de 1648, morreu aos 90 anos em Roma. Mais tarde, no dia 7 de agosto de 1748, foi reconhecido pela Igreja Católica como beato durante o pontificado do Papa Bento XIV. Já a canonização aconteceu em 16 de julho de 1767, feita pelo Papa Clemente XIII. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas