Gaudium news > Jovens se preparam para Vigília da Imaculada na Espanha

Jovens se preparam para Vigília da Imaculada na Espanha

Espanha – Madri (Quarta-feira, 29-11-2017, Gaudium Press) A capital espanhola já se prepara para viver a tradicional Vigília da Imaculada no dia 07 de dezembro às 21h, evento que este ano estará inspirado no coração jovem de Maria. Como vem ocorrendo nas últimas edições, a jornada será vivida de modo simultâneo em três templos de Madri: a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena, a Basílica de Nossa Senhora das Mercês e o Santuário de Maria Auxiliadora.

“Maria, estrela e caminho para uma nova juventude”, será o lema da vigília que nesta ocasião se dirigirá especialmente aos jovens.

Jovens se preparam para Vigília da Imaculada na Espanha.jpg

“Desejamos que os jovens tenham um especial protagonismo nesta celebração, e queremos pedir a vós, como graça especial, que aprendais a olhar Nossa Senhora e a descubrais como modelo perfeito para aprender a discernir os caminhos de Deus em nossa vida e em nossa história, e para acolhê-los como somente Ela o soube fazer”, disse o Cardeal Carlos Osoro, Arcebispo de Madri, em uma mensagem que dirigiu aos que participarão da vigília.

Na missiva, o purpurado chama para que Nossa Senhora seja a guia sobretudo diante das dificuldades: “Maria também teve que enfrentar dificuldades, não esqueçamos, mas soube resolvê-las abrindo-se inteiramente e sem reservas à ação do Espírito Santo, deixando-se guiar e iluminar em todo momento pela Palavra de Deus. Maria compreendeu que realmente Deus sempre cumpre suas promessas e que para ‘Ele nada é impossível'”.

O Cardeal Osoro indica que como Maria, que se chamou a si mesma “a escrava do Senhor” após escutar o anúncio do Anjo, “também nós queremos converter-nos em portadores viventes de Jesus e de seu Evangelho, para cada homem e para a sociedade de hoje, e singularmente para os jovens”.

Justamente, a Vigília da Imaculada na Catedral da Almudena será presidida pelo Arcebispo de Madri, enquanto que o Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, Arcebispo Emérito de Madri, presidirá a jornada na Basílica de Nossa Senhora das Mercês; e Dom Juan Antonio Martínez Camino, SJ, Bispo Auxiliar de Madri, no Santuário de Maria Auxiliadora.

A vigília estará marcada pela recitação do Santo Rosário com a meditação dos Mistérios Gozosos, testemunhos, louvores à Imaculada e a Celebração Eucarística.

Além disso, na solenidade da Imaculada, no dia 08 de dezembro, o Cardeal Osoro presidirá uma Missa às 12h na Catedral de Almudena; e às 18h na capela do Seminário Conciliar.

A Vigília da Imaculada é realizada em Madri desde o ano de 1947, sendo seu impulsionador o Padre Tomás Morales, sacerdote jesuíta que no dia 08 de novembro foi declarado venerável pelo Papa Francisco. O sacerdote fundou os Cruzados de Santa Maria, as Cruzadas de Santa Maria e os Lares de Santa Maria.

O Vicariato Episcopal de Evangelização da Arquidiocese de Madri colocou à disposição um aplicativo para dispositivos móveis onde se pode acessar a uma coletânea de textos do venerável Padre Morales que ajudarão à preparação espiritual da jornada do dia 07 de dezembro.

O dogma da Imaculada Conceição foi declarado pelo Papa Pio IX no dia 08 de dezembro de 1854 mediante a Bula ‘Inneffabilis Deus’, que assinala: “Declaramos e definimos que é doutrina revelada por Deus, a qual sustenta que a Beatíssima Virgem Maria no primeiro instante de sua Concepção, por singular graça e privilégio de Deus Onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, foi preservada e imune de todo pecado original”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas