Gaudium news > Episcopado dos EUA apresenta algumas formas de se viver o Advento

Episcopado dos EUA apresenta algumas formas de se viver o Advento

Estados Unidos – Washington (Segunda-feira, 04-12-2017, Gaudium Press) O Advento, que se iniciou no último domingo, 03 de dezembro, é ocasião para preparar os corações na esperança diante do grande acontecimento do Natal: o nascimento do Salvador.

Com o propósito de ajudar os fiéis cristãos, especialmente as famílias, a uma maior vivência deste tempo litúrgico, a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), dispôs a partir de seu website várias propostas que animam à preparação espiritual diante do Natal de Jesus.

“O Advento é um tempo de preparação que dirige nossos corações e mentes à segunda vinda de Cristo no final dos tempos e também ao aniversário do nascimento do Senhor no Natal (…) As devoções de Advento, incluída a coroa, nos recordam o significado deste tempo litúrgico”, assinalam a partir da USCCB.

Calendário de Advento

A cada ano, o organismo eclesial prepara um Calendário de Advento com propostas de oração, leitura e ação que ajudarão à vivência em família e em comunidade deste tempo especial.

Episcopado dos EUA apresenta algumas formas de se viver o Advento 1.jpg

O Calendário se inicia no dia 03 de dezembro com o Primeiro Domingo do Advento, e culmina no dia 24 de dezembro com a celebração do Natal e último Domingo do Advento, percorrendo cada semana com uma atividade concreta, entre elas a bênção da Coroa do Advento, leituras diárias, reflexões para a família, além da celebração de datas especiais do Calendário Litúrgico, como a Solenidade da Imaculada Conceição no dia 08, de Nossa Senhora de Guadalupe no dia 12, São Juan Diego no dia 09, Santa Luzia no dia 13, São João da Cruz no dia 14, entre outros.

Também convida à celebração das Novenas, que se iniciam no dia 16 de dezembro, nove dias antes da festa de Natal; além de motivar o sacramento da confissão, e a oração pelas vocações, os imigrantes e pessoas em necessidade, sem esquecer igualmente um convite às obras de caridade e à solidariedade.

Bênção da Árvore de Natal

Um dos sinais mais difundidos por ocasião do Natal, é a árvore. Suas origens se remontam ao tempo medieval quando se representava a árvore do paraíso com a luz de Natal ou vela que simboliza a Cristo, que é a luz que chega para iluminar as nações.

Episcopado dos EUA apresenta algumas formas de se viver o Advento 2.jpg

“Segundo o costume, a árvore se arma justamente antes do Natal e pode permanecer em seu lugar até a solenidade da Epifania. As luzes na árvore se iluminam depois da oração da bênção”, explica a USCCB.

No lar, a árvore pode ser abençoada pelo pai ou outro membro da família, na noite de Natal durante a ceia natalina, ou em uma data especial durante este tempo. Segundo convida a USCCB.

A Lectio Divina

Outra proposta apresentada pela USCCB para preparar o Natal é a ‘Lectio Divina’, forma de meditação ligada à celebração litúrgica que se remonta às primeiras comunidades cristãs. Esta antiga prática convida à leitura, meditação e vivência da Palavra de Deus, que neste caso concreto se desenvolve no contexto do Advento.

“A frase latina ‘lectio divina’ pode ser traduzida como ‘leitura divina’. Enquanto se lê e a Palavra se converte em uma lente que transforma e foca os eventos da vida cotidiana, pode-se viver mais profundamente e encontrar a presença de Deus mais facilmente nos eventos de cada dia”, explicam a partir da USCCB.

O método da ‘Lectio Divina’ compreende quatro passos: ‘Lectio’ ou leitura, ‘meditatio’ ou meditação, ‘contemplatio’ ou contemplação e ‘oratio’, oração. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas