Gaudium news > Olinda e Recife e os preparativos para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Olinda e Recife e os preparativos para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Recife – Pernambuco (Quarta-feira, 06-12-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Olinda e Recife vem realizando nesses últimos tempos os preparativos para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN).

Olinda e Recife e os preparativos para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional.jpg

Sobre este evento, o Arcebispo Dom Fernando Saburido, inspirado pelo provérbio latino “Nihil sine labore” (Nada se consegue sem trabalho), vem envolvendo, desde junho passado, uma equipe do clero arquidiocesano e leigos nos trabalhos preparatórios para o encontro, que ocorrerá de 12 a 15 de novembro de 2020.

Dom Saburido, após designar uma equipe de trabalho, tem realizado mensalmente junto à arquidiocese reuniões de encaminhamento com as comissões organizadoras.

“Vamos trabalhar para fazer um belo Congresso e ajudar a comunidade a cada vez mais se comprometer com o Cristo Eucarístico”, afirmou o prelado.

Candidatura aprovada em Aparecida

Durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB, na cidade paulista de Aparecida, em abril deste ano, Dom Fernando Saburido, que preside o Regional NE2 da CNBB, apresentou a candidatura da Arquidiocese de Olinda e Recife para sediar a próxima edição do CEN, que logo, foi aprovada por unanimidade pelos bispos de todo o Brasil.

De acordo com a organização, a expectativa de público é de mais de 300 bispos brasileiros, além de centenas de sacerdotes, fiéis e leigos.

Segunda vez de Recife

Vale ressaltar que esta é a segunda vez que Recife sediará um Congresso Eucarístico Nacional. A primeira ocorreu em 1939, quando houve a terceira edição do evento, realizado no Parque 13 de Maio, região central da capital pernambucana. O legado e memorial daquele encontro foi a construção da Igreja do Coração Eucarístico de Jesus, no bairro do Espinheiro.

Na época da aprovação de Recife como sede do XVIII CEN, Dom Fernando Saburido declarou que a realização do encontro seria proveitosa para a Arquidiocese de Olinda e Recife e a todo o Regional Nordeste 2 da CNBB. “Os bispos todos estão assumindo conosco este desafio”, ressaltou.

O prelado ainda lembrou que o evento receberá um legado pontifício, que é uma autoridade do clero, designada pelo papa, a fim de participar dos trabalhos.

Comissão Central do CEN

Como forma de distribuir as tarefas, ocorreu a criação da Comissão Central do CEN, que ficará responsável pelas principais decisões.

Além da Comissão Central, foram constituídas mais 13 comissões organizadoras: Secretaria Central, Captação de Recursos e Finanças, Teológico-Pastoral, Liturgia, Jurídica, Comunicação, Segurança, Saúde, Hospedagem e Acolhida, Voluntariado, Cultura, Ornamentação e Feira Católica, Exposições e shows.

A escolha do tema e lema do XVIII Congresso Eucarístico foram alguns dos encaminhamentos importantes já definidos pela organização arquidiocesana.

No último mês de outubro, a reunião com as comissões aprovou os seguintes tema e lema, respectivamente: “Pão em todas as mesas” e “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2, 46; 4,34).

Somente o local para a realização do Congresso ainda não foi definido, o que representa um desafio que vem sendo pensado em conjunto, entre a Comissão Central e os órgãos da administração pública.

O Congresso Eucarístico é considerado um momento de convergência das pessoas que professam a fé católica na realidade da Eucaristia e que desejam dar testemunho público de fé. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas