Gaudium news > O Papa e os Romanos na Solenidade da Imaculada

O Papa e os Romanos na Solenidade da Imaculada

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 07-12-2017, Gaudium Press) O Dia 8 de dezembro é um dia especial para a Igreja Católica. Nesse dia em todo o mundo comemora-se a Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

07-12O Papa e os Romanos na Solenidade da Imaculada .jpg

Também em Roma e para o Papa Francisco o dia não será diferente: será um dia especial e de comemorações.

O dia do Papa no dia da Imaculada

Ao meio-dia o Papa Francisco conduz a recitação da oração mariana do Angelus com os fiéis reunidos na Praça São Pedro.

Pela parte da tarde o Pontífice vai até o centro de Roma para prestar a tradicional homenagem à Virgem Imaculada e rezar diante do famoso monumento dedicada à Conceição Imaculada de Maria localizado na Praça Mignanelli, junto à Praça de Espanha. 

Nesta Praça, no alto de uma coluna projetada pelo arquiteto Luigi Poletti, está a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, obra de Giuseppe Obici.

Os Papas na Praça de Espanha

Pio XII, em 1953, foi o primeiro Pontífice a prestar esta homenagem, dando início assim a esta tradição que perdura até hoje e tendo sido realizada por todos os Pontífices, desde então.

O Papa Francisco será acolhido na Praça de Espanha pelo Arcebispo Angelo De Donatis, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma. Isso acontece por volta das 16 horas e, em seguida, o Papa caminha até o monumento da Imaculada. Ele depositará flores aos pés de Nossa Senhora e fará uma oração.

Santo Andrea dele Fratte

Após a cerimônia diante da Imaculada, Francisco deve realizar uma visita em caráter privado à Basílica paroquial de “Sant’Andrea delle Fratte”, onde reza diante de Madonna del Miraculo, no aniversário da aparição a Santo Alfonso Ratisbonne.

Mais comemorações

Ainda para homenagear a Conceição Imaculada de Maria várias organizações prestarão homenagens à Santíssima Virgem ao longo de todo o dia.
Fraternidades e associações, religiosas e leigas, se revezarão para prestar sua homenagem com procissões provenientes de diversas partes, momentos de oração e caminhadas acompanhadas por bandas de música.

Entre estas homenagens está a que tradicionalmente presta o Corpo de Bombeiros de Roma: às 7:30 horas eles relembram o fato de ter sido 220 membros desta corporação que ao inaugurar o monumento à Virgem Imaculada, em 08 de dezembro de 1857, colocaram uma coroa de flores no alto do monumento.

Os Cavaleiros e Damas da Ordem do Santo Sepulcro, a Ordem de Malta, os Frades Menores Conventuais, a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, Grupos de Oração do Padre Pio, Legião de Maria, Cruz Vermelha, estudantes e populares, trabalhadores de diversas empresas romanas guiados pelo capelão Oliviero Pellicccioni, farão uma caminhada que culminará com uma oração de consagração à Imaculada. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas