Gaudium news > Arquidiocese de Aparecida inicia Jubileu de 60 anos de criação

Arquidiocese de Aparecida inicia Jubileu de 60 anos de criação

Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 08-12-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Aparecida comemora nesta sexta-feira, 8 de dezembro, a abertura do Jubileu de 60 anos de sua criação. Durante este período festivo, haverá diversas celebrações, formação pastoral e demais atividades para festejar mais este marco na história da Igreja Católica no Brasil.

Arquidiocese de Aparecida inicia Jubileu de 60 anos de criação.jpg

A trajetória da arquidiocese sempre foi repleta de curiosidades, a começar pelo fato de que as cidades, que hoje compõem o território arquidiocesano, eram pertencentes às dioceses de São Salvador da Bahia, São Sebastião do Rio de Janeiro, São Paulo e Taubaté.

Em 29 de novembro de 1958, o Papa João XXIII nomeou o Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta como Administrador Apostólico daquela então nova arquidiocese. O religioso tomou posse dia 8 de dezembro do mesmo ano, data em que o arcebispado foi instalado.

Mais tarde, em abril de 1964, Dom Carmelo foi nomeado o primeiro Arcebispo de Aparecida, ficando no cargo até 1982.

Antes, no ano de 1978, Dom Geraldo Maria de Morais Penido foi nomeado Arcebispo Coadjutor, com direito a sucessão.

Somente quatro anos depois, com a morte de Dom Carmelo, o Papa Paulo VI nomeou para o cargo de arcebispo Dom Geraldo, que governou a arquidiocese até 1995.

Outro fato histórico que merece ser citado é o do dirigente da construção do Santuário Nacional de Aparecida, Dom Antônio Ferreira de Macedo, que levou a verdadeira Imagem de Nossa Senhora Aparecida em peregrinação por mais de 1,3 mil lugares pelo Brasil.

Na década de 1990, após Dom Geraldo entrar com pedido de renúncia junto ao Vaticano, Dom Aloísio Cardeal Lorscheider passou a ser o arcebispo, nomeado pelo Papa João Paulo II. O purpurado permaneceu à frente da Igreja de Aparecida até janeiro de 2004.

Em 25 de março daquele ano, Dom Raymundo Damasceno Assis, transferido da Arquidiocese de Brasília, tomou posse como Arcebispo de Aparecida, ficando no cargo até 16 de novembro de 2016, quando o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia.

No dia 21 de janeiro deste ano, Dom Orlando Brandes, transferido da Arquidiocese de Londrina, no Paraná, assumiu o desafio de guiar o arcebispado situado na terra da Mãe Aparecida.

Para finalizar, vale ressaltar que não somente o Santuário de Aparecida faz parte da arquidiocese como também o Santuário de Frei Galvão, local que costuma receber anualmente milhares de peregrinos vindos de diversas partes do país. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas