Gaudium news > Arquidiocese do Rio festeja criação da primeira paróquia dedicada a São João Paulo II

Arquidiocese do Rio festeja criação da primeira paróquia dedicada a São João Paulo II

Rio de Janeiro (Terça-feira, 12-12-2017, Gaudium Press) A Igreja do Rio de Janeiro celebrou a criação da primeira paróquia dedicada a São João Paulo II.

Arquidiocese do Rio festeja criação da primeira paróquia dedicada a São João Paulo II.jpg

Em 1º de dezembro passado, o Cardeal Arcebispo Orani João Tempesta presidiu a Santa Missa, durante a qual foi empossado como administrador paroquial o Padre Marcelo Henrique Freitas da Silva, que atendia à comunidade ainda como diácono e, depois, como vigário paroquial.

Localizada no bairro do Caju, é a paróquia de número 268 da arquidiocese e a 17ª erigida no governo pastoral de Dom Orani, sendo desmembrada da Paróquia Santo André, em São Cristóvão.

O projeto de criação da paróquia era existente há tempos e se tornou possível graças à aquisição do terreno que acolhia a antiga Cruzada de São Pedro, que funcionava como creche e lugar de assistência à população de rua.

Em 2013, o pároco da Paróquia Santo André, Padre Wellington Gusmão Mendes, promoveu uma extensa mobilização junto à comunidade, a fim de que fossem feitas melhorias no espaço de celebrações e atividades pastorais.

Naquela época, foram realizadas adaptações no local, incorporando o espaço e preparando a Capela do Santíssimo Sacramento.

“Ao chegar, dei continuidade ao que já vinha sendo feito e fui agregando também algumas coisas novas à vida da comunidade. Com isso, pessoas novas estão se inserindo no âmbito da nova paróquia, e pessoas que estavam afastadas estão, também, retornando”, explicou o Padre Marcelo, que acompanhou de perto o projeto para a comunidade local.

O espaço físico da nova paróquia, cedido pelas Filhas da Caridade, congregação fundada por São Vicente de Paulo, possui um prédio de três andares com casa paroquial, salas de catequese, Capela do Santíssimo, secretaria, cozinha industrial e espaço externo, além de um galpão que está em fase final de reforma. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas