Gaudium news > Católicos Iraquianos celebram festa religiosa no Santuário de Mar Behnam.

Católicos Iraquianos celebram festa religiosa no Santuário de Mar Behnam.

Qaraqosh – Iraque (Terça-feira, 12-12-2017, Gaudium Press) Centenas de católicos iraquianos puderam participar neste último domingo, 10 de dezembro, das celebrações e das festas religiosas de São Behnam, no Santuário onde são guardadas as relíquias do Santo.

12-12Católicos Iraquianos celebram festa religiosa no Santuário de Mar Behnam.jpg

O Mosteiro de São Behnam, (Mar Behnam para os iraquianos) fica a poucos quilómetros da cidade de Qaraqosh, na Planície de Nínive, e atualmente está em fase de reconstrução, depois de ter sofrido grandes devastações nas mãos dos milicianos jihadistas do “Estado Islâmico”, o Daesh.

O projeto de reconstrução desse importante lugar de culto está sendo patrocinado, sobretudo, pela associação francesa “Fraternité en Irak”.

A participação de milhares de fiéis que participam ao ar livre das liturgias eucarísticas têm sido um sinal claro e muito importante da vontade dos católicos iraquianos de voltar a viver sua própria vida cotidiana que costumam ser marcadas por festas e celebrações do ano litúrgico nos lugares onde eles têm raízes.

Ato terrorista expulsa fiéis

Em Julho de 2014 os milicianos jihadistas do denominado “Califado Islâmico” expulsaram os três monges sírio-católicos que haviam rezavam todos os ofícios e horas litúrgicas até o dia anterior.

Algumas famílias que viviam junto ao mosteiro também foram expulsas.

A partir daí a preocupação cresceu. O destino do patrimônio religioso, cultural e histórico que é guardado no mosteiro desde o século IV e que foi dedicado ao príncipe mártir assírio Behnam e a sua irmã Sarah estava seriamente ameaçado.

Aquele lugar é dos mais antigos e venerados do cristianismo siríaco: pouco tempo depois da ocupação terrorista, em 2014, eles eliminaram as cruzes e queimaram os manuscritos antigos do Mosteiro e em 2015 eles o dinamitaram e não pouparam nem o túmulo de São Behnnam.

No último mês de julho, unidades de proteção da Planície de Nínive (NPU) prenderam alguns milicianos e os causaram de haver saqueado casas e Igrejas cristãs e o próprio Mosteiro de Mar Behnam. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações FIDES)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas