Gaudium news > Mexicanos residentes na Espanha celebram sua Padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe

Mexicanos residentes na Espanha celebram sua Padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe

Espanha – Valência (Terça-feira, 12-12-2017, Gaudium Press) Vestidos com trajes típicos do México, evocando a tradicional peregrinação ao Monte de Tepeyac, mexicanos que residem em Valência renderam um tributo à sua Padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe. O evento ocorreu no dia 10 de dezembro, Segundo Domingo do Advento, no marco de uma Missa presidida na Catedral pelo Arcebispo local, Cardeal Antonio Cañizares.

Durante a homilia, o purpurado recordou que no Advento estão presentes várias figuras; o profeta Isaías, João Batista e é claro, Maria, a Mãe de Deus.

Mexicanos residentes na Espanha celebram sua Padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe.jpg

Disse que a Igreja, neste tempo litúrgico, “nos convida a uma sincera conversão para poder receber o Senhor que chega para trazer a paz, a misericórdia e a verdade que se realiza no amor. Fazer presentes o novo céu e a nova terra, onde habita a justiça”.

Referindo-se à Nossa Senhora na invocação da Guadalupana, assinalou que Ela é o maior consolo, já que é “nossa mãe, mãe de todos, mãe especialmente do continente da esperança, que é América”.

O Cardeal, também recordou as palavras que Maria disse a São João Diego: “‘O que te preocupa, não sou eu a tua mãe?'”, e que assim “vamos olhando a Ela, seguindo a Ela, contemplando a Ela”, para ver “verdadeiramente o consolo que traz Deus, que é simplesmente querer estar em meio de nós e não nos abandona, e não nos abandonará jamais”.

Depois continuou, para concluir: “Se compromete inteiramente no que tem dito, e é assim: Ele veio a nós. Jesus Cristo, o Filho de Maria, cujo nascimento celebraremos o dia do Natal (…) nos preparamos para este dia de seu nascimento com a conversão, endereçando os caminhos, pavimentando as vias, simplesmente cumprindo a vontade de Deus, que é amor, perdão e misericórdia”.

A festa em honra à Guadalupana, iniciativa que tem lugar a cada ano na cidade espanhola, foi animada pela Associação México em Valência, e contou com a presença de um considerável número de mexicanos, além de fiéis de outras nacionalidades como Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Cuba e Argentina, assim como com os espanhóis presentes. Vários sacerdotes mexicanos também concelebraram junto ao Cardeal Cañizares.

Durante a celebração, o tenor colombiano Omar Grijalba rendeu uma homenagem mariana com a interpretação da Ave Maria de Schubert diante da imagem da Guadalupana que foi situada em um lado do altar da Catedral.

Ao finalizar a Missa, os fiéis se transladaram ao pátio da Faculdade de Teologia para continuar as comemorações com músicas e danças típicas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas