Gaudium news > Cardeal ordena sacerdotes e diáconos na Catedral Primaz da Colômbia

Cardeal ordena sacerdotes e diáconos na Catedral Primaz da Colômbia

Colômbia – Bogotá (Terça-feira, 12-12-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Bogotá, Colômbia, encontra-se em festa após a ordenação de quatro novos sacerdotes e cinco diáconos transitórios. O evento ocorreu na Catedral Primaz da Colômbia no último sábado, 09, cerimônia que foi presidida pelo Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia; e concelebrada pelos Bispos Auxiliares e mais de 300 sacerdotes da jurisdição eclesial.

“É um momento de alegria profunda para a Arquidiocese, para a Igreja toda, porque mais uma vez mais o Senhor provê ao seu povo dos pastores que necessita”, expressou o Cardeal Salazar ao iniciar a homilia.

Cardeal ordena sacerdotes e diáconos na Catedral Primaz da Colômbia 1.jpg

Em seu sermão recordou aos neopresbíteros e diáconos que os pastores “tem que se ajustar exatamente ao coração de Deus”; e que por isso o salmo cantado durante a cerimônia diz: “Lhe darei pastores segundo o meu coração”.

Depois, referindo-se ao texto do Evangelho proclamado, assinalou que ali se descobre a chave sobre “o que significa ser pastor segundo o coração de Deus”, através do diálogo entre o Senhor Ressuscitado e o Apóstolo Pedro:

“Esse diálogo de amor entre o Senhor Ressuscitado e o Apóstolo Pedro se repete hoje aqui. O Senhor presente no meio de sua Igreja se dirige a cada um destes candidatos ao diaconado e ao presbiterado e lhes faz exatamente a mesma pergunta com o nome próprio de cada um: ‘Me amas mais que estes?’ (…) E cada um deles responde desde o mais profundo de seu coração: ‘Sim Senhor, eu te amo, eu te quero, tu sabes que te quero'”.

Cardeal ordena sacerdotes e diáconos na Catedral Primaz da Colômbia 2.jpg

Manifestou que o amor de Deus é infinito, fiel, misericordioso e que por isso, “a resposta brota espontânea do coração”. Uma resposta que, segundo o Arcebispo de Bogotá, se fortalecerá durante o ministério: “Necessitamos todos os dias acender novamente a chama do amor (…) Sem nunca pensar que amamos suficiente, porque o Senhor nos põem sempre mais um: ‘Me amas mais que estes?’ Portanto, todos os dias temos que sentir que o amamos mais; mais intensamente, mais fortemente, mais fielmente”.

Um amor que, nas palavras do Cardeal Salazar, será cultivado “com a oração que brota da escuta da Palavra de Deus, com a resposta permanente de entrega generosa à vontade do Senhor, com a busca sincera do que o Senhor quer de nós em cada um dos momentos de nossa existência”.

“Sempre é possível amar mais”, acrescentou, para depois dizer que esta realidade do amor tem um acréscimo por parte de Deus quando diz: “apascenta os meus cordeiros”.

“O amor é a base, o pressuposto, o fundamento essencial para que o Senhor nos confie o ministério”, que, nas palavras de Santo Agostinho, é “o ofício do amor”, complementou.

Os novos sacerdotes, que receberam formação no Seminário Conciliar São José, são: Edison Cardona, Francisco Cristancho, Eduardo Pabón e Enrique Rivera. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas