Gaudium news > Diocese de São José dos Pinhais (PR) tem novo bispo

Diocese de São José dos Pinhais (PR) tem novo bispo

Redação (Terça-feira, 13-12-2017, Gaudium Press) O novo bispo da então Diocese vacante de São José dos Pinhais, no Paraná, foi nomeado pelo Papa Francisco. De acordo com a notícia publicada nesta quarta-feira, 13 de dezembro, pelo jornal “L´Osservatore Romano”, Dom Celso Antônio Marchiori assumirá o bispado paranaense, sendo transferido da sede episcopal de Apucarana, no mesmo Estado.

Diocese de São José dos Pinhais (PR) tem novo bispo.png

Nascido em Campo Largo, no Paraná, Dom Celso ingressou em 1976 no Seminário Menor São José. Lá, concluiu o curso ginasial e colegial.

Em 1981, residindo no Seminário Menor Provincial Rainha dos Apóstolos em Curitiba, fez o curso de filosofia na PUC-PR e, logo em seguida, o de Teologia no Studium Theologicum, também na capital paranaense.

Mais tarde, foi ordenado presbítero em 6 de março de 1988, e depois, nomeado Diretor Espiritual do Seminário São José. Neste mesmo lugar, no ano seguinte, passou a exercer a função de Reitor, permanecendo no cargo até 2005.

Também exerceu entre 1996 e 2005 a reitoria do Seminário Santíssimo Sacramento e o trabalho de pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento.

No mês de julho de 2009, Dom Celso foi nomeado bispo da Diocese de Apucarana, sendo sua ordenação Episcopal no dia 28 de agosto e posse em 2 de outubro daquele ano.

Em mensagem enviada na manhã desta quarta-feira, o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, saudou o novo bispo de São José dos Pinhais.

Em seu texto, Dom Steiner lembra as palavras do Papa Francisco dirigida à Congregação para os Bispos, em fevereiro de 2014: “Ele confia os Pastores da Igreja ‘à Palavra da graça que tem o poder de edificar e de conceder a herança’. Portanto, não donos da Palavra, mas entregues a ela, servos da Palavra”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas