Gaudium news > Espetáculo “Caravaggio, uma história de fé” reconta devoção no Sul do país

Espetáculo “Caravaggio, uma história de fé” reconta devoção no Sul do país

Farroupilha – Rio Grande do Sul (Terça-feira, 13-12-2017, Gaudium Press) O tradicional Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, localizado em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, receberá o espetáculo teatral intitulado “Caravaggio: uma história de fé”. A apresentação artística pretende narrar o aparecimento da Padroeira e o início da história de fé e devoção que hoje é conhecida por milhares de fiéis.

Espetáculo “Caravaggio, uma história de fé” reconta devoção no Sul do país

A história da peça se passará há quase 500 anos, quando vivia no pequeno povoado italiano de Caravaggio uma mulher chamada Joaneta, pobre e oprimida pela violência do marido Francesco.

Em 26 de maio de 1832, Joaneta, ao ser obrigada por Francesco a ir ao campo colher pasto para os animais, se deparou com Nossa Senhora, que aparecera a ela trazendo uma mensagem de paz e tolerância para todos os homens.

“Em ‘Caravaggio, uma história de fé’, um grupo de romeiros que faz a pé o caminho até a igreja relembra e celebra as origens de sua fé, uma história que aconteceu na Itália e chegou a nós, trazida pelos imigrantes que aqui fizeram sua vida. Uma história que, tanto tempo depois, permanece viva em nossos corações”, informa a sinopse.

O espetáculo terá uma montagem contemporânea com teatro e dança, além do uso de recursos visuais e sonoros. O intuito é contar cronologicamente desde o momento da aparição, na Itália, em 1432, à chegada ao Brasil, em 1879, e a construção de uma comunidade apoiada na fé e na religiosidade.

“Certamente, será uma leitura diferenciada, e apesar de a história já ser conhecida, a forma como trataremos promete ser diferenciada das demais abordagens já conhecidas”, afirmou Cassio Azeredo, produtor e diretor da peça teatral.

O espaço no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio que será usado como palco para este momento será a esplanada, a fim de ser enfatizada a grandiosidade do espaço.

De acordo com o Padre Gilnei Fronza, reitor do Santuário, este ambiente também deve ser usado para integrar religiosidade, arte e cultura. “O Santuário é um espaço de devoção e fé, mas também de cultura”, acrescentou.

Ainda conforme o reitor, desde 2006, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio foi oficialmente consagrado como patrimônio histórico e cultural do Estado.

Durante o espetáculo, estão prometidas diversas surpresas ao público. “Nossa proposta é manter a proximidade entre o público e os atores, o olho no olho, e esse contato mais humanizado que é característico das encenações de rua, das feiras, das praças”, adiantou Azeredo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Caxias do Sul

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas