Gaudium news > Secretaria de Comunicação da Santa Sé anuncia mudanças na mídia vaticana

Secretaria de Comunicação da Santa Sé anuncia mudanças na mídia vaticana

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 14-12-2017, Gaudium Press) Haverá mudanças na mídia vaticana.
O anúncio é da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, um dia após ter apresentado o projeto aos Cardeais do C9, durante sua XXII Reunião que foi concluída ontem.

Novo Modelo

O sistema da mídia vaticana passa a adotar um novo modelo produtivo, baseado na integração e gestão unitária, dentro da reforma desejada pelo Papa Francisco.

Deverá haver um maior “jogo de equipe” para responder às exigências da missão da Igreja diante dos desafios do ambiente digital contemporâneo.

A mudança chega a uma reorganização do trabalho midiático que chega ao termo graças a um vasto programa de formação implementado pelo Dicastério no decorrer de 2017.

As modificações devem ser uma solução para valorizar o profissionalismo interno e que encontram base nas palavras de Francisco para a primeira plenária da Secretaria para a Comunicação:
“Reforma não é passar um pouco de tinta nas coisas: reforma é dar outra forma às coisas, organizá-las de outra forma”.

Centro Editorial Multimédia:

A Base do novo sistema é consolidada no Centro Editorial Multimédia. Ou seja, uma estrutura unificada para a produção cotidiana de qualquer tipo de conteúdo (áudio, textos, vídeo, gráfica) em modalidades multilínguística e multicanal, que age somente sob a guia da Direção Editorial, e em coordenação com outros grupos de apoio.

Estruturação

No interior deste Centro Editorial confluirão progressivamente por vota de 350 unidades entre redatores e técnicos provenientes de todas as 40 redações linguísticas e das 9 instituições que compõe a Secretaria para a Comunicação.

Depois de 10 de janeiro de 2018 o percurso será completado com a inclusão do L’Osservatore Romano, do Serviço Fotográfico e da Tipografia Vaticana.

Parte-se de um grupo de 70 pessoas divididas em 6 seções linguísticas: italiano, português, espanhol, alemão, francês e inglês e em quatro áreas temáticas: Papa, Vaticano, Igreja, Mundo.

A difusão dos conteúdos acontece segundo uma abordagem complementar às mídias, definido em seu complexo junto ao “Accenture Interactive”, como “global experience agency”, que apoiou a Secretaria para a Comunicação na definição e na realização do novo ecossistema unificado.

Tal abordagem, típica de toda empresa moderna de comunicação, prevê o emprego de cada plataforma tecnológica à disposição.

Novo site e marca unificada

Entre estas, figura o novo site que estará online a partir dos próximos dias no link www.vaticannews.va, na sua versão beta, em substituição aos sites de caráter informativo utilizados precedentemente.

Vatican News torna-se também o novo logotipo que representa grande parte do sistema comunicativo, na intenção de simplificar a imagem e de superar a pulverização das marcas do passado.

Em particular, sempre a partir dos próximos dias, a marca identificará também as redes sociais: Twitter, Facebook e Youtube, para cada uma das redações linguísticas e Instagram, com um perfil comum a todas as línguas.

A nova imagem compreende também a marca Vatican Media, que coincide com tudo aquilo que diz respeito à produção multimídia, independentemente do meio de transmissão: dos documentários até as transmissões radiofônicas e televisivas das cerimônias papais.

A Rádio Vaticano Itália completa o quadro, com difusão em nível nacional disponível em DAB+, digital terrestre e FM na área romana que cobre a informação vaticana e comenta a atualidade com os olhos da Igreja.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas