Gaudium news > Agência Fides completa 90 anos a serviço da Missão

Agência Fides completa 90 anos a serviço da Missão

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 15-12-2017, Gaudium Press) A Agência Fides, o informativo das Pontifícias Obras Missionárias que apresenta um completo panorama do mundo católico em italiano, inglês, espanhol, francês, alemão e chinês, completa este ano o seu 90º aniversário de existência. “Adequando-se às mudanças do mundo da comunicação, mas sempre fiel à sua missão, continua a informar sobre o caminho da Igreja missionária no mundo, convertendo em notícia povos, situações e comunidades ignoradas, em muitas ocasiões, por circuitos internacionais”, afirmou o meio de comunicação em uma análise especial comemorativa.

Agência Fides completa 90 anos a serviço da Missão.jpg

A agência nasceu por iniciativa do Conselho Superior Geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé na reunião de abril de 1927, inspirada pela Carta Apostólica “Maximum Illud” do Papa Bento XV dedicada à atividade desenvolvida pelos missionários do mundo. O Pontífice criticou os critérios editoriais de algumas publicações missionárias influenciadas pelos interesses nacionalistas e animou um compromisso missionário no qual se reconheça um espírito religioso “que, -abraçando a todos os homens que adoram Deus em espírito e verdade-, não é estrangeiro em nenhuma nação”.

O Cardeal Guglielmo Van Rossum, Prefeito da Sagrada Congregação de Propaganda Fide, anunciou a criação da Fides e estabeleceu em seus estatutos que buscava oferecer “notícias de atualidade tais que fossem úteis, não apenas para publicações de anuários e revistas missionárias, mas também para a imprensa não especificamente missionária de cada país”. Além das notícias dos territórios de missão, a Fides deveria publicar “estudos sobre as condições atuais das missões e sobre temas religiosos e sociais das mesmas missões”. As primeiras edições foram escritas em inglês, francês e polonês, às quais se somaram edições em italiano, espanhol e alemão. Desde 1998, a Agência Fides ingressou na Internet e adicionou edições em chinês, português e árabe. As publicações em papel cessaram em 2009 para concentrar esforços na publicação online.

A agência continua desenvolvendo o trabalho informativo respeitando os objetivos fundacionais em meio aos desafios do mundo hoje. “E deve fazê-lo sem priorizar a busca pelo título, mas sendo porta-voz de países e Igrejas abandonadas pelos grandes meios de comunicação, sabendo refletir os horizontes da Missão ad Gentes e os novos areópagos nos quais deve fazer ressoar o Evangelho de Cristo”, informou o meio de comunicação. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas