Gaudium news > Dispensário Santa Marta festeja aniversário do Papa na Sala Paulo VI

Dispensário Santa Marta festeja aniversário do Papa na Sala Paulo VI

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 18-12-2017, Gaudium Press) Como todos, o Papa Francisco viu ser comemorado seu aniversário no domingo, 17/12, quando comemorou seus 81 anos.

18-12Dispensário Santa Marta festeja aniversário do Papa na Sala Paulo VI.jpg

Uma festa foi promovida na parte da manhã, na Sala Paulo VI, em uma Audiência privada que contou com a participação das crianças assistidas pelo Dispensário Pediátrico Santa Marta, de Roma.

Não faltaram, além dos vivas e parabéns, uma grande pizza e o tradicional bolo de aniversário.

O Papa disse ao alegre grupo que o esperava: “Desejo-vos um lindo dia, com muita festa. E comam 4 metros de pizza: comam bem, que vos fará bem, faz crescer. Em frente! Obrigado! Obrigado!”

Proteger a alegria das Crianças

Falando às crianças, a seus pais e aos dirigentes do Dispensário, Francisco falou da proteção da alegria das crianças, de ensiná-las a falar com os avós e os idosos e também de ensiná-las a falar com Deus:

“A alegria das crianças… A alegria das crianças é um tesouro. As crianças alegres”, disse o Papa, em palavras de improviso ditas aaos voluntários, pais e crianças presentes.

“E devemos fazer de tudo para que eles continuem a ser alegres, porque a alegria é como uma terra boa. Uma alma alegre é como uma terra boa que faz crescer bem a vida, com bons frutos. E por isto se faz festa: se busca sempre a proximidade do Natal para nos reunirmos, para fazer esta festa para eles”.

Conselhos do aniversariante

O Papa deu alguns “conselhos aos pais, pedindo inicialmente para que a alegria das crianças fosse protegida:
“Não entristeçam as crianças. Quando as crianças veem que existem problemas em casa, que os pais brigam, sofrem. Não entristeçam as crianças. Elas devem crescer com alegria”.

O segundo conselho, para que as crianças possam crescer bem, é fazer com que falem com os avós, “porque eles têm memória, têm raiz e serão os avós a dar as raízes às crianças”:

O Papa pediu que “Por favor, não sejam crianças sem raízes, sem memória de um povo, sem memória da fé, sem memória de tantas coisas que fizeram a história, sem memória de valores. E quem ajudará as crianças a fazer isto? Os avós”.

No final, Francisco deu ainda um terceiro conselho: ensinar as crianças a falar com Deus:

“Que aprendam a rezar, a dizer aquilo que sentem no coração”.
“Alegria, falar com os avós, com os idosos, e falar com Deus. De acordo? Todos de acordo? Desejo a vocês um lindo dia, com muita festa. E comam 4 metros de pizza: comam bem, que vos fará bem, faz crescer. E, avante! Obrigado! Obrigado!” (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas