Gaudium news > Como nasceu a invocação de Nossa Senhora do Ó?

Como nasceu a invocação de Nossa Senhora do Ó?

Ao longo da história, o título de Nossa Senhora da Expectação acabou sendo substituído pela invocação de Nossa Senhora do Ó.

Nossa Senhora do O

Redação (18/12/2023 16:12, Gaudium Press) No dia de hoje, 18 de dezembro, a Igreja Católica celebra a festa de Nossa Senhora do Ó. Essa é uma das mais antigas invocações marianas, também chamada como Nossa Senhora da Expectação ou da Esperança.

A origem dessa comemoração litúrgica em louvor à Mãe de Deus remonta ao ano de 656, quando o X Concílio de Toledo instituiu a ‘Festum Expectationis Partus’ (Festa da Expectação do Parto), na qual se apresenta Nossa Senhora bem próxima do nascimento de Jesus.

Nossa Senhora do O 2Nossa Senhora do Ó ou Nossa Senhora da Expectação?

Ao longo da história, o título de Nossa Senhora da Expectação acabou sendo substituído pela invocação de Nossa Senhora do Ó. Esse fato ocorreu, pois na semana anterior ao Natal, as antífonas estabelecidas para o Magnificat no Ofício de Vésperas são todas iniciadas pela interjeição “Ó”, seguida de um título messiânico:

Ó Sabedoria, saída da boca do Altíssimo;
Ó Adonai (Senhor), guia da casa de Israel;
Ó Raiz de Jessé (pai de Davi);
Ó Chave de Davi;
Ó Sol nascente justiceiro;
Ó Rei das nações;
Ó Emanuel: Deus conosco.

O ponto central de cada uma dessas sete antífonas é a súplica “vinde”, não tardeis mais. E a delicadeza do gênio litúrgico da Igreja organizou-as de modo tal que o acróstico composto pelas iniciais latinas de cada antífona depois da interjeição “Ó”, lidas em sentido inverso, forma a resposta do Divino Salvador a essa filial súplica: “Ero cras” (“Estarei amanhã” ou “Virei amanhã”).

Nossa Senhora do O 3Oração a Nossa Senhora do Ó

Doce Virgem Maria, cujo coração foi por Deus preparado para morada do verbo feito carne pelas inefáveis alegrias da expectação do vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus, para que o meigo fruto das vossas benditas entranhas, venha nascer misericordiosamente nos nossos corações, trazendo-lhes a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação da nossa vida e obtenção da nossa coroa no Paraíso, na vossa companhia. Assim seja. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas