Gaudium news > Igreja de Maceió terá Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana publicado

Igreja de Maceió terá Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana publicado

Maceió – Alagoas (Quinta-feira, 21-12-2017, Gaudium Press) Ao receber o diretor-presidente da Imprensa Oficial de Alagoas – Graciliano Ramos, Dagoberto Costa Silva de Omena, e o Cônego João Neto, no último dia 14 de dezembro, o Arcebispo Dom Antônio Muniz apresentou as dependências do Arquivo da Cúria Metropolitana e da Biblioteca do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção.

Igreja de Maceió terá Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana publicado.jpg

A intenção do prelado e da própria arquidiocese, neste momento, é conduzir um trabalho de resgate e preservação de documentos históricos em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Prestes a completar um século, em 2020, a Igreja de Maceió vem realizando esses trabalhos a fim de resgatar históricos documentos, por meio do auxílio da professora e historiadora Irineia Franco. Até o momento, foram catalogados, digitalizados e microfilmados centenas de arquivos, entre eles todas as edições do jornal “O Semeador”, publicadas desde 1913, além de cartas de ordenação, correspondências e outros escritos.

Esse trabalho, considerado minucioso, resultou no livro “Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió”.

Durante a visita, o “Guia” foi apresentado a Dagoberto Omena pelo arcebispo. O Cônego João Neto, que esteve envolvido diretamente na produção e publicação desta obra, fez uso de palavras do arcebispo para destacar que este trabalho não é restrito apenas para instituição da Igreja de Maceió. “Não é para um ou para outro, é um serviço para a história, para o futuro”, afimrou.

Por sua vez, Dom Antônio Muniz lembrou que esta é uma iniciativa também de preparação para a celebração do centenário da arquidiocese, bem como de importância para a preservação da história de Alagoas.

A Biblioteca do Seminário também foi apresentada, sendo elogiada pelo diretor-presidente da Imprensa Oficial por seu atual estado de conservação e organização, o que foi possível, segundo Dom Muniz, graças aos esforços em conjunto desempenhados pela Ufal. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Maceió

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas