Gaudium news > Escultora canadense conserva tradição de imagens de cera do Divino Menino Jesus

Escultora canadense conserva tradição de imagens de cera do Divino Menino Jesus

Canadá – Montreal (Sexta-feira, 22-12-2017, Gaudium Press) A tradição canadense de elaborar figuras de cera que representam ao Divino Menino Jesus, que se remonta a época colonial, é mantida por alguns artistas entre os quais figura Sylvette Chanel, escultora que trabalha em Montreal, Canadá, e cujo trabalho foi destacado pelo informativo canadense ‘The Catholic Register’.

Escultora canadense conserva tradição de imagens de cera do Divino Menino Jesus.png

A arte da elaboração das imagens foi levada ao país pelas primeiras religiosas há mais de três séculos e as congregações conservaram esta disciplina, transmitindo-a às novas membros. Na atualidade, estas congregações passaram por uma queda no número de vocações, e a arte dos Meninos Jesus de cera passou para artistas como Chanel, quem o aprendeu com a Irmã Sylvia Rondeau, membro das Irmãs da Misericórdia falecida em 2013 aos seus 92 anos.

“Cada Menino Jesus requer um bom dia de trabalho”, explicou a escultura ao ‘The Catholic Register’. “Alguns pais ainda me pedem hoje que prepare um Jesus de cera para cada um de seus filhos, usando uma mecha de seu cabelo de quando eram muito pequenos”. As pequenas imagens são conservadas pelas famílias e as paróquias, e são levadas a Chanel quando necessitam reparos ou restaurações devido ao seu frágil material.

A elaboração das figuras começa quando se derrete a cera da abelha e se verte em moldes especiais. A artista desmolda as imagens, lhes tira o excesso de cera e as veste, pintando as feições do seu rosto com delicadas pinceladas. Uma das características do trabalho de Chanel é sempre desenhar um sorriso na boca do Divino Infante. “Estou convencida de que Ele não nasceu triste”, explicou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas