Gaudium news > Nos 800 anos da Custódia da Terra Santa, Papa envia Mensagem a Conferência Internacional

Nos 800 anos da Custódia da Terra Santa, Papa envia Mensagem a Conferência Internacional

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 22-12-2017, Gaudium Press) O Papa Francisco enviou Mensagem aos participantes da Conferência internacional realizada em Roma na quinta-feira, 21/12, e hoje em Assia, a propósito dos 800 anos da Custódia da Terra Santa.

22-12Nos 800 anos da Custódia da Terra Santa, Papa envia Mensagem a Conferência Internacional.png

O L’Osservatore Romano informa que Francisco deseja aos organizadores, conferencistas e participantes os melhores votos e expressa “a sua satisfação pelo tema escolhido: “O diálogo entre culturas e religiões na promoção da paz”, sobretudo no momento especialmente delicado da vida da cidade de Jerusalém, símbolo para todos de pacífica convivência entre povos e religiões diferentes”.

Em sua Mensagem, o Pontífice ainda expressa seu desejo pessoal para com Jerusalém: “um autêntico serviço à vida e à dignidade da pessoa, levando em consideração a diversidade das culturas, das tradições religiosas e das proveniências, como também as riquezas humanas e espirituais, que exigem ser acolhidas com respeito”.
Francisco deseja ainda que “À exemplo de São Francisco, que se propague por todos os lugares a amizade, a solidariedade e a paz”.

A Conferência

Esta Conferência internacional é promovida pelo Ministério do Exterior italiano, foi inaugurada em Roma, na quinta-feira, na Pontifícia Universidade Antonianum, com um encontro sobre o tema “De São Francisco ao Papa Francisco: a profecia de um mundo reconciliado”.

Outros pronunciamentos foram realizados no primeiro dia da Conferência. Entre outros, falaram o Custódio da Terra Santa, padre Francesco Patton, o Embaixador de Israel na Itália, Ofer Sachs e o Prefeito de Belém, Anton Salman.

As conclusões do dia foram confiadas ao prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri.

Assis

Nesta sexta-feira o encontro terá seu prosseguimento na cidade de Assis tendo como tema: “O franciscanismo na Terra Santa, da origem à contemporaneidade. Palavra e gestos”.

Entre as conferências uma será na Basílica Papal de São Francisco que será realizada pelo padre Mauro Gambetti , custóio do Sacro Convento tendo com o tema: “O Túmulo: herança de uma missão fraterna”.
Com seu pronunciamento, ele deverá abrir os trabalhos do dia.

Em seguida haverá as saudações do padre Giulio Michelini, decano do Instituto Teológico de Assis, da prefeita da cidade Stefania Proietti e de Dom Domencio Sorrentino, bispo de Assis- Nocera Umbra-Gualdo Tadino.

O Encontro propriamente dito será moderado pelo diretor do L’Osservatore Romano, com a participação do custódio da Terra Santa, padre Francesco Patton e Ernesto Galli da Loggia, historiador e editorialista do ‘Corriere della Sera’, Andrea Maiarelli, arquivista e docente do Instituto Superior de Ciências Religiosas de Assis, e padre Giusepe Bufon, ordinário de história da Igreja moderna e contemporânea no Antonianum. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações L’Osservatore Romano)

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas