Gaudium news > Cardeal Cañizares celebra o Natal com sacerdotes jubilados e enfermos

Cardeal Cañizares celebra o Natal com sacerdotes jubilados e enfermos

Espanha – Valência (Terça-feira, 26-12-2017, Gaudium Press) Um Natal especial foi celebrado entre os sacerdotes jubilados e enfermos da Arquidiocese de Valência, com a visita realizada pelo Arcebispo, Cardeal Antonio Cañizares, à residência sacerdotal das religiosas Cooperadoras de Betânia durante a véspera de Natal, no dia 24 de dezembro.

Cardeal Cañizares celebra o Natal com sacerdotes jubilados e enfermos.jpg

Acompanhando aos sacerdotes, o purpurado celebrou a Santa Missa às 19h30 na capela da residência e depois compartilhou com eles a ceia de Natal. Ao concluir, o Cardeal Cañizares se reuniu com as Irmãs Cooperadoras de Betânia, que atendem aos sacerdotes anciãos e enfermos da jurisdição eclesial espanhola, e depois se dirigiu à Catedral valenciana para presidir a tradicional Missa do Galo na noite de Natal.

A residência dos Cooperadores de Betânia faz parte do serviço de atenção a sacerdotes enfermos e jubilados que depende diretamente do Cardeal, com o apoio do sacerdote responsável, o Padre Miguel Cerdá, que também é Capelão da residência. Através deste serviço os sacerdotes idosos, ou que cessaram suas atividades por motivo de doença, recebem atenção em sua saúde e também a nível espiritual.

As Cooperadoras de Betânia, uma congregação que foi fundada em 1925 pelo Padre Pedro García Cerdán, dedica-se à atenção dos sacerdotes, auxiliando-os pessoalmente, assim como na catequese, no desenvolvimento de seu ministério pastoral e na Liturgia. Eles também colaboram com os presbíteros ativos, oferecendo-lhes hospedagem e cuidados aos aposentados e enfermos.

Saudação de Natal do Cardeal Cañizares

Através de um vídeo divulgado pelas redes sociais, o Cardeal Antonio Cañizares ofereceu uma saudação de Natal na qual recorda que “Jesus, o Filho de Deus, por amor aos homens se encarnou em Maria, Virgem e Mãe, foi feito criança”, para manifestar “a glória do céu”.

“O salvador dos homens, luz dos povos e alegria do simples, revela seu poder e a fragilidade de uma criança, e demonstra que é sempre maior mediante o fato de que se faz menor”, acrescenta.

O purpurado disse que oxalá Deus, “nos concedesse a todos, neste Natal, descobrir isto e entrar dentro de seu espaço”.

“Que o Senhor nos permita ficar maravilhados com o fato de que o filho de Deus, ao se tornar homem, se fez uma pequena criança. Aí descobriremos ao Deus conosco, Deus com os homens e para os homens”, prossegue.

Nesse sentido, o Arcebispo de Valência reflete que, se se conhecesse o dom de Deus que se faz a partir do acontecimento da Encarnação, o Nascimento em Belém e nos primeiros anos de Nazaré, e se conhece o amor que Deus dá desde estes acontecimentos, “não caberia no mundo senão o amor dos homens”.

“Oxalá aprendamos este caminho do amor na escola de Belém e Nazaré, onde vemos a Jesus como criança”, diz o purpurado na mensagem.

Finalmente, o Cardeal Cañizares afirma: “Somente a partir do amor, um amor infinito; o amor de Deus, pode compreender-se este fato que muda o mundo, que traz a verdadeira revolução ao mundo”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas