Gaudium news > 2017: cronologia de ações e visitas do Papa Francisco

2017: cronologia de ações e visitas do Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-12-2017, Gaudium Press) Dando atenção mais especialmente para as viagens na Itália e no exterior, vamos procurar rever, com um olhar ligeiro, pontos de destaque da cronologia das muitas visitas feitas pelo Papa Francisco no ano de 2017.

28-122017- cronologia de ações e visitas do Papa Francisco.jpg

15 de janeiro: Visita à paróquia Setteville de Guidonia
Esta foi sua primeira visita paroquial como bispo de Roma. Francisco enfatiza o valor do testemunho e diz entre outras coisas:
“Querem uma paróquia perfeita? Nada de conversa. Nenhuma. Se você tem alguma coisa contra alguém, diga-lhe de frente, ou diga ao sacerdote, mas não entre vocês.” A franqueza é “o sinal de que o Espírito Santo está em uma paróquia”.

17 de fevereiro: Visita à Universidade Roma Tre
Esta é a primeira visita do Papa Francisco a uma universidade secular. Francisco insiste em afirmar que a Universidade é um lugar de “diálogo entre diferenças”.

26 de fevereiro: Visita à Paróquia Anglicana de Roma
Nesta primeira visita de um Papa a uma Igreja Anglicana em Roma, Francisco faz o convite para um testemunho conjunto do Evangelho da Caridade: “Devemos buscar o diálogo teológico para buscar também as raízes, sacramentos, em tantas coisas com as quais não concordamos. Mas isso não pode ser feito no laboratório: deve ser feito durante a caminhada, ao longo da vida

12 de março: Visita à Paróquia de Santa Madalena de Canossa
Francisco fala aos jovens ” Temos de chegar ao diálogo concreto, e eu digo a vocês, aos jovens: E como começamos a dialogar? Com as orelhas, destrancando as orelhas. Abra ouvidos para ouvir o que está acontecendo. “

24 de março: Encontro com líderes europeus para o 60º aniversário do Tratado de Roma
Francisco insiste em investir na vida, na família e nos jovens para dar um impulso e esperança para a Europa do futuro.

25 de março: Visita a Milão
Francisco inicia sua visita pelo bairro externo de Maisons Blanches e recebe como presente uma imagem de Nossa Senhora, muito querida e venerada pelos milaneses.

2 de abril: Visita a Carpi e Mirandola
Ao concluir a visita em Mirandola, nas áreas atingidas pelo terremoto de 2012, o Papa disse: “As cicatrizes permanecerão por toda sua vida e, ao olhar para essas cicatrizes, você terá a coragem de crescer e fazer crescer seus filhos nesta dignidade, naquela força, nesse espírito de esperança, na coragem que tiveram no momento das feridas “.

14 de abril: Via Sacra no Coliseu
No final da celebração, Francisco pede perdão pelos males que varrem a humanidade de hoje: “Por todas as imagens de devastação, destruição e naufrágio que se tornaram comuns em nossa vida, pelo sangue inocente que é pago diariamente por mulheres, crianças, imigrantes e pessoas perseguidas “.

16 de abril: Missa de Páscoa e 90º aniversário do Papa emérito Bento XVI
O Papa, falando do evento da Ressurreição, observa: “O mistério da pedra descartada acaba tornando-se o fundamento de nossa existência”.

28 e 29 de abril: viagem ao Egito
Na Missa de encerramento da visita ao Cairo, o Papa afirma: “O único extremismo aceito para os crentes é o da caridade”.

12 e 13 de maio: Viagem a Fátima
François canoniza os pastores Jacinta e Francisco. Nós temos uma Mãe no céu, diz o Papa. Se não fosse Ela, “eu não poderia vir aqui para venerar a Virgem Maria e confiar a Ela a seus filhos”, especialmente “os doentes e deficientes, os detidos e os desempregados, pobres e abandonados.”

27 de maio: Visita a Gênova
O Papa começa sua visita por uma fábrica em Ilva, dizendo: “O mundo do trabalho é uma prioridade humana. E, portanto, é uma prioridade cristã, nossa prioridade; É também uma prioridade do Papa “.

20 de junho: Visita a Bozzolo e Barbiana
O Papa reza nos túmulos de Don Primo Mazzolari e Don Lorenzo Milani e define-se como um peregrino “nos passos de dois sacerdotes que deixaram um traço luminoso (…) a serviço do Senhor e do povo de Deus”.

28 de junho: Consistório, com cinco novos cardeais do Mali, Laos, Suécia, Espanha e El Salvador
Durante a celebração, o Papa convida a todos para olhar para “a realidade da cruz” num mundo em que é “o inocente que sofre e morre por guerras e terrorismo; É a escravidão que não deixa de negar a dignidade também na era dos direitos humanos; A realidade é que os campos de refugiados às vezes parecem mais um inferno do que um purgatório; a realidade é a marginalização sistemática de tudo o que já não serve, incluindo as pessoas “.

6 a 11 de setembro: viagem para a Colômbia
Durante a missa em Cartagena, Francisco condena fortemente o narcotráfico e renova a exortação para fazer urgentemente o “primeiro passo” “para a reconciliação nacional” em favor do “bem comum, da equidade, da justiça, do respeito da natureza humana e dos seus requisitos “.

1 de outubro: Visita a Cesena e Bolonha
O Papa estigmatiza a corrupção e enfatiza: “O bom político sempre acaba sendo um mártir em seu serviço porque deixa suas próprias ideias, mas não as abandona, as coloca em discussão com todos para o bem comum”.

26 de novembro a 2 de dezembro: viagem para a Birmânia e Bangladesh
Durante sua estada na Birmânia, o Papa Francisco recebe o vencedor do Prêmio Nobel Aung San Suu Kyi e fala das diferenças religiosas.
Em Bangladesh, o Papa encontra-se com uma delegação de refugiados Rohingya e lhes diz: “Em nome de todos os que vos perseguem, dos que lhes fizeram o mal, especialmente pela indiferença do mundo, peço perdão”.

25 de dezembro: Bênção Urbi e Natal Orbi
Da loggia, o Balcão Central da Basílica de São Pedro, o Papa Francisco reza pelas situações de crise da humanidade e declara: “Comprometamo-nos tornar nosso mundo mais humano e mais digno dos filhos de hoje e de amanhã. ” (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas