Gaudium news > Entregue parte dos arquivos da Cúria Metropolitana de Natal digitalizados

Entregue parte dos arquivos da Cúria Metropolitana de Natal digitalizados

Natal – Rio Grande do Norte (Sexta-feira, 29-12-2017, Gaudium Press) A instituição americana Family Search firmou em janeiro de 2017 uma parceria com a Arquidiocese de Natal. Especializada em pesquisas genealógicas, a empresa garantiu na época a digitalização dos arquivos da cúria metropolitana e das paróquias que compõem o território arquidiocesano.

 Entregue parte dos arquivos da Cúria Metropolitana de Natal digitalizados.jpg
Jorge entrega Hds a Dom Jaime e à Irmã Vilma Lúcia, coordenadora do arquivo
Foto: Cacilda Medeiros

O projeto, além de garantir a preservação das informações contidas nos documentos, permitirá o acesso a dados relevantes para a pesquisa de história das famílias.

Como prova de que o trabalho vem sendo executado, na tarde desta quinta-feira, 28 de dezembro, o especialista em imagens digitais, Jorge Silva, que trabalha para a Family Search, entregou ao arquivo da Arquidiocese de Natal seis HDs. Neles, contém uma média de 330 mil imagens de registros de livros de batismo, crisma e casamentos, além de 60 mil imagens do acervo do jornal “A Ordem”.

“É o resultado de 36 semanas de trabalho, na Arquidiocese de Natal. Já digitalizamos livros de várias paróquias da capital e de algumas do interior”, contou Jorge Silva.

A entrega do material foi feita ao Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Segundo Jorge, que é responsável pelo trabalho de digitalização, em Natal, a partir do início do ano seguinte, esse material estará disponível para consulta no site da instituição americana (www.familysearch.org).

 Entregue parte dos arquivos da Cúria Metropolitana de Natal digitalizados (2).jpg
Dom Jaime com Jorge e equipe do arquivo
Foto: Cacilda Medeiros

Agora, Jorge prossegue com a digitalização dos livros de registros de sacramentos de demais paróquias da Arquidiocese. O profissional acredita que concluirá todo o trabalho até o final de 2018. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas