Gaudium news > Piraí do Sul (PR) reúne 20 mil durante a Festa de Nossa Senhora das Brotas

Piraí do Sul (PR) reúne 20 mil durante a Festa de Nossa Senhora das Brotas

Piraí do Sul – Paraná (Terça-feira, 02-01-2018, Gaudium Press) Cerca de 20 mil fiéis vindos de diversas partes do país estiveram presentes em Piraí do Sul para a 137ª edição da Festa de Nossa Senhora das Brotas, celebrada na última quarta-feira, 27 de dezembro de 2017.

Piraí do Sul (PR) reúne 20 mil durante a Festa de Nossa Senhora das Brotas.png

Os festejos em honra a Padroeira da cidade paranaense foram ainda mais especiais no ano passado, uma vez que estiveram inseridos na “Rota do Rosário”, projeto que vem sendo desenvolvido há anos no Estado com a intenção de alavancar o turismo religioso e sustentável.

A celebração teve início às 8h, quando houve batizados, seguidos de caminhada e missa campal, que trouxe ao Santuário caravanas diversas repletas de sacerdotes de todas as paróquias da região, além de reitores da “Rota do Rosário” e os bispos Dom Sérgio Arthur Braschi, da Diocese de Ponta Grossa, e Antônio Braz Benevente, da Diocese de Jacarezinho. Por fim, às 18h30, foi realizada a procissão de encerramento.

Ao longo do dia, foram feitas celebrações eucarísticas, assim como orações do terço, confissões, bênçãos, novenas e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Também houve momentos de atendimento ao público com diversas tendas de alimentação.

Com base no tema “Com Maria, cristãos leigos sendo sal e luz no meio do mundo”, a proposta da última festividade em memória de Nossa Senhora de Brotas, de acordo com a organização, era fazer com que as pessoas tomassem consciência de sua vocação.

“Estamos vivendo o Ano Nacional do Laicato e os leigos são responsáveis por fazer com que a igreja aconteça no ambiente de trabalho, no meio da indústria, no lazer e em todas as realidades sociais do nosso mundo, seja na política ou na economia. Por isso, queremos pedir à Nossa Senhora que cada um dos leigos possa viver sua vocação no meio do mundo”, explicou o Padre Evandro, em entrevista concedida ao portal “Correio dos Campos”.

Piraí do Sul (PR) reúne 20 mil durante a Festa de Nossa Senhora das Brotas (2).png

Nossa Senhora das Brotas é um título mariano oriundo de Portugal. A Mãe Santíssima é venerada como protetora do gado, plantações, doentes e necessitados. É também considerada Padroeira de Piraí do Sul, do Caminho das Tropas e da Rota dos Tropeiros.

O introdutor do culto a Nossa Senhora das Brotas nesta região brasileira foi São Frei Galvão, no ano de 1808.

A imagem, que é uma réplica da estampa original, encontra-se no Santuário de Nossa Senhora das Brotas, situado no Parque das Brotas, no município de Piraí do Sul. Na cidade paranaense, ocorre anualmente a Festa dedicada a Padroeira.

Piraí do Sul (PR) reúne 20 mil durante a Festa de Nossa Senhora das Brotas (3).png

Um dos episódios mais lamentáveis envolvendo a Mãe Santíssima aconteceu no dia 1º de dezembro de 2001. Naquela época, o Santuário em Piraí do Sul foi violado e a Imagem encontrada aos pedaços. Contudo, após um período em restauração, a Padroeira regressou ao templo em 15 de junho de 2002. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do Santuário Nossa Senhora das Brotas e jornal Página Um

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas