Gaudium news > Bispo da Albânia escreve mensagem com chamado às missões de evangelização

Bispo da Albânia escreve mensagem com chamado às missões de evangelização

Albânia – Rrëshen (Quarta-feira, 03-01-2018, Gaudium Press) O Bispo de Rrëshen, Albânia, Dom Gjergj Meta, emitiu uma carta com um apelo urgente aos sacerdotes diocesanos e religiosos que sintam o chamado às missões para servir a Deus nas regiões do norte da Albânia. Em seu território há cerca de 40 templos e capelas que servem a uma população de escassos recursos que se dedica sobretudo ao pastoreio, mas “existem apenas seis sacerdotes na Diocese, incluindo eu, Bispo, e sete congregações religiosas femininas”.

Bispo da Albânia escreve mensagem com chamado às missões de evangelização.jpg

A mensagem do prelado é “um convite à missão (…), experimentar uma maravilhosa experiência evangélica: pregar o Evangelho aos pobres”. A situação da população local é precária e a maioria dos habitantes emigrou para as grandes cidades, ficando apenas as famílias de poucos recursos que vivem em áreas mais distantes. “Se pudessem, também escapariam dali para poder educar aos seus filhos e encontrar uma vida mais digna”, se lamentou o prelado.

Embora muitos dos habitantes sejam fiéis, “também há muitos indiferentes religiosos, agnósticos e ateus entre eles”, o que supõem uma grande necessidade de evangelização. O território abarca 4.000 km quadrados e está dividido em apenas 10 paróquias. A Diocese sofre a perseguição do estado desde 1946, o que significou a vacante da histórica Abadia Sant’Alessandro dei Mirditi, a jurisdição eclesiástica que datava do século XIV e que foi substituída em 1996 pela Diocese deRrëshen por São João Paulo II.

“Portanto, convido a todos aqueles que desejem: sacerdotes, missionários (…) a evangelizar aos pobres que vivem em lugares remotos e inóspitos e, portanto, em si mesmos”, concluiu o jovem Bispo Dom Meta, que preside a Diocese desde junho de 2017. “Venha evangelizar aos pobres e os pobres o evangelizarão”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas