Gaudium news > Itapissuma (PE) comemora a 157ª Festa de São Gonçalo do Amarante

Itapissuma (PE) comemora a 157ª Festa de São Gonçalo do Amarante

Recife – Pernambuco (Quinta-feira, 04-01-2018, Gaudium Press) A 157ª edição da Festa de São Gonçalo do Amarante, Padroeiro do município de Itapissuma, Litoral Norte do Pernambuco, será comemorada pelos fiéis locais no dia 10 de janeiro. Contudo, os preparativos para as festividades tiveram início no começo deste ano.

Itapissuma (PE) comemora a 157ª Festa de São Gonçalo do Amarante.jpg

Com uma programação repleta de atividades religiosas, os fiéis iniciam os festejos no próximo domingo, 7 de janeiro, quando haverá a Santa Missa na matriz paroquial de Itapissuma, às 7h. Em seguida, às 9h, acontecerá a levada, com a procissão terrestre, partindo da matriz com destino à capela de São Paulo Apóstolo, no interior do Forte Orange, em Itamaracá.

No domingo seguinte, 14 de janeiro, às 15h, a Capela São Paulo, também em Forte Orange, reunirá os fiéis para a buscada fluvial, que atravessará o canal de Santa Cruz em direção à Paróquia de São Gonçalo.

O cortejo marítimo seguirá até a matriz paroquial de São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma. No local, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidirá a missa campal, às 18h.

Já o novenário em honra ao Padroeiro acontecerá entre os dias 12 e 21 de janeiro.

São Gonçalo, apesar de não ser oficialmente canonizado pela Igreja Católica, é venerado e considerado como Santo pela população pernambucana, uma vez que a devoção já vem de épocas mais longínquas, tendo sido herança da colonização portuguesa.

Criada em 1984, a paróquia em Itapissuma é a única no território da Arquidiocese dedicada ao Santo protetor dos ossos e casamenteiro.

O Padre Ivan Maciel, atual pároco da comunidade há quatro anos, afirmou que o fluxo de devotos e de embarcações para acompanhar os festejos vem crescendo ao longo dos últimos tempos.

“Observamos a participação de embarcações de todos os portes e de vários estados e regiões vizinhas, como Rio Grande do Norte e Paraíba. São barcos pesqueiros, catamarãs, jet-skys. Vêm turistas, visitantes e fiéis de várias partes do país. Esta é a 4ª maior procissão fluvial do país. A festa é muito boa para os moradores do município, pois também movimenta a economia local”, explicou o Padre Ivan. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas