Gaudium news > Jovens da geração menos religiosa dos EUA produzem onda de vocações sacerdotais

Jovens da geração menos religiosa dos EUA produzem onda de vocações sacerdotais

Estados Unidos – Ohio (Quinta-feira, 04-01-2018, Gaudium Press) A geração atual de jovens nos Estados Unidos, conhecida como os ‘Millennials’ por seu nascimento ser perto do final do milênio, está produzindo um aumento nas vocações sacerdotais. Esse fato contrasta com os estudos que identificam essa geração como a menos religiosa, com menor assistência à Eucaristia, menor possibilidade de se unirem em matrimônio sacramental ou identificar-se como católicos. E, no entanto, são justamente os jovens que estão transformando as estatísticas sobre vocações.

Jovens da geração menos religiosa dos EUA produzem onda de vocações sacerdotais.jpg

Um exemplo desta realidade é o Seminário de Santa Maria em ‘El Ateneo’ de Ohio, que realiza atualmente sua primeira expansão em 60 anos e cujo crescimento chamou a atenção da imprensa secular. De mais de 200 seminaristas na década de 60, o seminário chegou a um número de 40 em 2011, um panorama obscuro para a Igreja local. No entanto, atualmente o Seminário registra 82 estudantes, de idades entre 18 e 35 anos, que segundo as estatísticas, seriam os menos prováveis.

“Eu admiro sua coragem”, comentou o Arcebispo de Cincinnati, Dom Dennis Schnurr segundo informou ‘Crux’. “É uma sociedade muito mais secular. É mais difícil do que quando eu estava contemplando o sacerdócio”. É possível que justamente a contradição tenha encorajado os fiéis a assumirem um compromisso mais decidido na rejeição da forte pressão cultural. “Eles vieram dessa cultura. Eles viveram nessa cultura”, comentou o Padre Benedict O’Cinnsealaigh, Presidente do Seminário de Santa Maria. “Eles sabem que a cultura não tem as respostas que eles estavam procurando”.

Os seminaristas se tornam um exemplo de transformação e novidade apesar de pertencer a uma instituição com dois mil anos de história, porque a sociedade mudou tanto que são eles que vivem fora das convenções. “Vamos pregar o Evangelho à uma cultura que necessita desesperadamente”, afirmou Jarred Kohn, um dos seminaristas. “Tratar de vencer uma cultura será difícil, mas podemos recuperá-la”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas