Gaudium news > Bispo de Fátima faz balanço dos principais acontecimentos de 2017

Bispo de Fátima faz balanço dos principais acontecimentos de 2017

Portugal – Fátima (Sexta-feira, 05-01-2018, Gaudium Press) O Bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio Marto fez um balanço dos principais acontecimentos de 2017, ressaltando que a celebração do centenário das aparições da Virgem na Cova da Iria levou a “olhar Fátima como Epifania do Amor” e também “significou sair de uma visão parcial de Fátima centrada na curiosidade dos segredos”.

Bispo de Fátima faz balanço dos principais acontecimentos de 2017.jpg

Em 1917, Nossa Senhora “confiou aos pastorinhos de Fátima a missão sempre antiga e sempre nova de chamar o mundo atribulado às próprias fontes do Evangelho em tempos de descrença e de guerras”, recordou.

Segundo o prelado isso significa “partir de novo da presença de Deus próximo e amoroso com os dons da misericórdia e da paz; converter ou reeducar o nosso coração ao amor verdadeiro através da adoração, da compaixão e da oração do rosário para nos conformar ao coração de Cristo e de sua mãe; decidir-se finalmente pelo Bem e pela Paz na história através da colaboração na reparação do pecado do mundo”.

A celebração do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima foi um dos acontecimentos mais relevantes na Igreja em Portugal de acordo com Dom Marto. Foram sete anos celebrando esta data, que teve seu auge com a visita do Papa Francisco.

Ao longo desses sete anos foi possível viver “a catolicidade e a projeção mundial de Fátima”, o que foi e é “um dom para a Igreja e para a humanidade”, comentou. “Fátima não pertence só a Portugal ou à Igreja; é do mundo inteiro que aqui afluiu de todos os povos, culturas e línguas, acima de todas as expectativas”.

Dom Antônio Marto ressaltou também que “a canonização de Jacinta e Francisco Marto é outro motivo para o nosso júbilo e para a atual meditação”. Comentando sobre os jovens santos, o Bispo declarou que “eles não foram heróis famosos nem conheceram a popularidade das redes sociais de comunicação, mas simples crianças como tantas outras que viveram uma experiência particular de Fé guiadas por Nossa Senhora. A sua santidade é um puro acontecimento da graça divina que atua onde quer e como quer”.

Os pastorinhos “são um exemplo e modelo de santidade para toda a Igreja com o perfil espiritual próprio de cada um; são um desafio ao santuário para levar mais a peito a sua vocação a ser escola de santidade de povo, santidade popular”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas