Gaudium news > Santuário de Fátima acolhe XI Encontro de Reitores de Santuários Portugueses

Santuário de Fátima acolhe XI Encontro de Reitores de Santuários Portugueses

Fátima – Portugal (Segunda-feira, 08-09-2018, Gaudium Press) A partir de hoje, a Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, que fica junto ao Santuário de Fátima, em Portugal, acolhe o XI Encontro de Reitores dos Santuários Portugueses.
O Encontro tem caráter de formação e será realizado nesta segunda e terça-feira, dias 08 e 09 de janeiro. Em suas edições anteriores participaram por volta de 80 responsáveis por Santuários portugueses.

08-01Santuário de Fátima acolhe XI Encontro de Reitores de Santuários Portugueses.jpg

Programação

De acordo com o Boletim Informativo do Santuário de Fátima, o XI Encontro de Reitores tem início com o almoço de o acolhimento aos participantes, nesta segunda-feira, 08 de janeiro.

Às 15h00, haverá a primeira conferência que deverá ser realizada pelo Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima. Ele terá como missão desenvolver o tema sobre “Propostas de oração nos Santuários”.

O encontro prossegue em seu objetivo com outra conferência a ser realizada às 17h00.
Às 18h45, haverá uma Assembleia Geral da qual devem estar presentes todos os participantes do Encontro.

O dia 09 de janeiro deve iniciar-se com a recitação da Hora Laudes que deverá ser seguida de uma mesa redonda da qual deverão participar os animadores litúrgicos.

Após essa mesa redonda deverá acontecer uma partilha de experiências pastorais de cada santuário.
Na Capelinha das Aparições, por volta das 12h30, será realizada a celebração Eucarística presidida por Dom António Vitalino Dantas, que é vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Associação dos Reitores dos Santuários de Portugal

A Associação dos Reitores dos Santuários de Portugal (ARSP), é uma resposta aos desafios lançados pelo documento do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes publicado em 8 de Maio de 1999.

A ARSP tem como finalidade de ação ser um canal de trabalho em rede, contribuindo assim para uma maior eficácia na divulgação dos santuários de Portugal.

O contributo que a Associação pretende oferecer é realizado de várias formas. Entre estes modos de contribuição para a divulgação dos Santuários destaca-se a partilha, a troca de experiências e a elaboração de projetos conjuntos.

O Encontro anual, que em 2018 está no seu décimo primeiro ano de realização, é realizado na segunda e terça-feira que segue logo após a Festa do Batismo do Senhor.

A nível nacional, a Associação dos Reitores dos Santuários de Portugal tem em curso vários projetos de divulgação do patrimônio cultural e espiritual dos vários santuários portugueses, em todas as latitudes.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas