Gaudium news > Antes da profissão, noviços franciscanos de Rodeio (SC) recebem novo hábito

Antes da profissão, noviços franciscanos de Rodeio (SC) recebem novo hábito

Rodeio – Santa Catarina (Segunda-feira, 08-01-2018, Gaudium Press) No município de Rodeio, em Santa Catarina, o Noviciado São José de Rodeio festejou no último domingo, 7 de dezembro, solenidade da Epifania do Senhor, os treze noviços que receberam os novos hábitos que os acompanharão em suas vidas como frades menores.

Antes da profissão, noviços franciscanos de Rodeio (SC) recebem novo hábito.jpg

Após fazerem a experiência de um ano de provação em 2017, os frades participaram do momento preparatório em vista da cerimônia da Primeira Profissão, marcada para esta segunda-feira, às 19h, na Igreja São Francisco de Assis. Na ocasião, o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, receberá os votos dos noviços que fazem parte da 116ª turma.

No domingo, o guardião do Convento, Frei José Antônio Cruz Duarte, presidiu este momento celebrativo ao lado do Mestre Frei Samuel Ferreira de Lima.

“Este momento acontece depois de um ano de provação, onde esses jovens puderam experimentar a Regra de São Francisco e a sua espiritualidade”, explicou o mestre, lembrando que eles fariam o pedido da profissão religiosa ao guardião Frei José, representando a Fraternidade local, que também os acompanhou durante o ano como formadora.

Em seguida, Frei Samuel explicou que, durante o ano de provação, os noviços usaram o hábito sem o símbolo dos votos, uma vez que o cordão não possui os nós simbolizando os votos de pobreza, obediência e castidade.

“Estes serão os hábitos que vão usar daqui para frente em definitivo. Eles foram feitos sob medida para cada um. O hábito tem o formato da cruz de Cristo. Cada um tem uma cruz para carregar dentro de sua medida, de suas forças, de suas possibilidades”, disse o Frei Samuel.

Diante do guardião, os noviços fizeram o seguinte pedido: “reverendo Irmão e caríssimos em Cristo, rogo-vos pelo amor de Deus, da Bem-aventurada Virgem Maria, de nosso Pai São Francisco e de todos os Santos, admitir-me à Profissão dos votos temporários, para fazer penitência, emendar a minha vida, e servir a Deus com fidelidade até à morte. E, ao mesmo tempo, peço perdão de todas as minhas faltas que cometi durante o ano de noviciado. Declaro estar ciente das obrigações que me impõem os votos e a santa Regra, e prometo observá-los fielmente. Finalmente, solicito as orações desta Fraternidade, pela minha perseverança na vocação”.

Os noviços já tinham sido aprovados pelo Mestre Frei Samuel Ferreira de Lima, pela Fraternidade e pelo Governo Provincial para fazerem a Primeira Profissão. Contudo, a celebração fez parte de um ritual simbólico e próprio da Ordem Franciscana.

“A vida religiosa franciscana é sempre estar a caminho. Nós somos peregrinos e viandantes, não podemos nos apropriarmos de nenhum lugar, de qualquer coisa. Por isso se querem perseverar nesta vida, lembrem sempre de que somos peregrinos e estamos, a cada dia, recomeçando como nosso Pai Francisco assim disse no final de sua vida. Nós sempre recomeçamos, não podemos ficar prostrados, sentados, porque quem caminha sempre está de pé. E este cordão no seu corpo é sinal que estamos prontos para caminhar, para sermos peregrinos anunciando a paz e o bem. Todo frade menor, na alegria do coração, deve ser um anunciador da paz e do projeto desse amor de Deus. Por isso, esforcem-se a cada dia e contem com as orações da Fraternidade que aqui fica”, aconselhou o guardião Frei José. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações www.franciscanos.org.br

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas