Gaudium news > Em Maceió, Seminário Menor São João XXIII passa a oferecer Curso de Propedêutico

Em Maceió, Seminário Menor São João XXIII passa a oferecer Curso de Propedêutico

Maceió – Alagoas (Terça-feira, 09-01-2018, Gaudium Press) A partir de fevereiro de 2018, o Seminário Menor São João XXIII passará a oferecer o Curso Propedêutico em sua grade curricular.

Em Maceió, Seminário Menor São João XXIII passa a oferecer Curso de Propedêutico.jpg

Os seminaristas da Arquidiocese de Maceió tinham a referida formação na Diocese de Palmeira dos Índios. Agora com esta novidade, o processo será realizado no Seminário Menor, situado em Marechal Deodoro, por decisão do Arcebispo Dom Antônio Muniz.

O Seminário Menor havia sido desativado há mais de 100 anos e já chegou a ser sede de freis franciscanos, sendo depois adquirido por Dom Antônio Brandão, primeiro bispo da Diocese de Alagoas. Recentemente, foi reaberto após passar por reforma, em julho do ano passado, com o nome de São João XXIII. Tem como reitor o Padre José Luciano Duarte dos Santos.

O prédio possui acomodações para 21 jovens vocacionados. Para cursarem o Propedêutico, os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos, portando uma carta de apresentação do pároco de sua paróquia de origem.

“Dom Antônio foi muito feliz em aproveitar esse espaço, pois é uma forma de revitalizar o que é nosso. É um espaço amplo, propício à cultura, pois, dentro desse complexo temos o Museu de Artes Sacras Dom Ranulpho, duas igrejas (Igreja Santa Maria Madalena e Santo Benedito) e uma área livre, que pretendemos transformar em espaço para atividades esportivas e lazer. Esse complexo faz parte da identidade do povo de Marechal Deodoro”, declarou o Padre Luciano Duarte, que também é administrador da Quase Paróquia São Miguel Arcanjo.

Ao falar do desafio em assumir a reitoria do Seminário e o Curso Propedêutico, o sacerdote declarou que foi surpreendido com o convite de Dom Antônio. “O novo sempre é um desafio. Ser reitor requer uma série de responsabilidades, que incluem a formação dos seminaristas e a administração do complexo. Graças a Deus estamos seguindo nessa missão sob as orientações do nosso arcebispo. Hoje temos uma relação de comunidade com os deodorenses”, explicou, ressaltando ainda que um dos frutos dessa relação foi a instalação do Movimento do Terço dos Homens.

Os seminaristas que cursarão o Propedêutico durante um ano serão avaliados e, dependendo do resultado, serão encaminhados ao Seminário Arquidiocesano, em Maceió, ou permanecerão no Propedêutico para mais instruções.

Em média, um seminarista leva oito anos para a formação sacerdotal mais os estágios pastorais na Arquidiocese. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Maceió

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas