Gaudium news > Igreja na Espanha celebra os 175 anos da Jornada da Infância Missionária

Igreja na Espanha celebra os 175 anos da Jornada da Infância Missionária

Espanha – Madri (Terça-feira, 09-01-2018, Gaudium Press) A Igreja peregrina na Espanha está se preparando por esses dias para se unir à comemoração da Jornada da Infância Missionária que neste ano de 2018 celebra o seu 175º aniversário. A iniciativa de evangelização, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (OMP), se viverá nas dioceses do país europeu no domingo 28 de janeiro para que as crianças, com sua oração e ajuda econômica, transformem a vida dos jovens mais necessitados do mundo.

“Atreva-se a ser Missionário” é o lema que foi escolhido para a jornada deste ano, fazendo eco das palavras do Papa Francisco na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’, onde expressa: “Cada cristão e cada comunidade discernirá qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar este chamado: sair da nossa própria comunidade e ousar chegar a todas as periferias que necessitam da luz do Evangelho”.

A este respeito fala Dom Anastasio Gil, Diretor da OMP na Espanha, que em sua mensagem para a Jornada deste ano de 2018, escreve: “O Papa Francisco nos exorta a caminhar por esta senda de audácia e valor; mas sua origem profunda está no mesmo Evangelho, onde Jesus chama, interpela e envia para anunciar pelo mundo o que recebemos dEle”.

Igreja na Espanha celebra os 175 anos da Jornada da Infância Missionária.jpg

A iniciativa tem um triplo propósito convidando as crianças a ajudar as outras a partir da oração, com um donativo e encorajando-as a unirem-se às atividades da Infância Missionária como os Semeadores de Estrelas, os festivais, os trens missionários, os encontros diocesanos, entre outros, assim como a revista Gesto e divulgando os jogos e vídeos propostos para cada campanha.

Mas a jornada não é realizada apenas no quarto domingo de janeiro, mas tem todo um caminho preparatório, como explica Dom Gil: “A preparação da Jornada da Infância Missionária arranca com o início do ano litúrgico: Advento. As crianças, na catequese e nas comunidades cristãs, são nesse momento acompanhadas para percorrer o caminho que leva ao encontro com Jesus”.

Posteriormente, as crianças são convidadas a colaborar com a obra missionária da Igreja com a bolsa de compartilhamento que é preenchida com donativos próprios e depois depositada no portal de Belém. Muitas das crianças também participam da atividade para semear estrelas, incentivando a outros a serem missionários e colaborar com outros que mais necessitam.

Com a celebração do Natal começa a etapa final que culmina com a Jornada da Infância Missionária. “Três semanas para viver a aventura de sair de nós mesmos, de conhecer outras culturas e outras crianças para identificar-nos com eles”. É o momento de tornar realidade o lema geral da Infância Missionária: “As crianças ajudam as crianças”, escreve o Diretor da OMP na Espanha.

As generosas contribuições entregues pelas crianças, não apenas da Espanha, mas de outros países que se juntam à Jornada, são reunidas no Fundo Universal de Solidariedade da Obra da Infância Missionária, que é responsável por distribuí-las nos cinco continentes para atender projetos de saúde e vida, educação e evangelização.

Em 2017 se destinaram 16.941.176,76€ para apoiar 2.858 projetos de ajuda à Infância dos territórios em missão; como orfanatos, cozinhas, hospitais, para a construção de escolas, bolsas de estudo, programas de formação agrícola, promoção de grupos de Infância Missionária, catequese, entre outros. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas