Gaudium news > Cidade espanhola celebra festa do Santo Anjo, tradição de mais de 600 anos

Cidade espanhola celebra festa do Santo Anjo, tradição de mais de 600 anos

Espanha – Valência (Terça-feira, 09-01-2018, Gaudium Press) Uma festa singular foi a que viveu na segunda-feira, 08 de janeiro, a cidade valenciana de Ayora com a celebração do Santo Anjo Tutelar de la Villa, tradição conta já com mais de 600 anos de história.

O epicentro da celebração foi marcado por uma Missa que ocorreu às 11h30 na Paróquia Nossa Senhora da Assunção; e uma romaria até a ermita do Santo Anjo, que contou com a participação de inúmeros fiéis.

Cidade espanhola celebra festa do Santo Anjo, tradição de mais de 600 anos.jpg

Tratou-se da tradicional peregrinação com a imagem do Santo Anjo Tutela de Ayora, que é venerada no templo paroquial. O passeio começou na igreja e culminou novamente na ermita, recordando assim as orações do povo ao santo ocorrida desde 1392.

Antes das comemorações, no domingo 07 de janeiro, se realizou na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção o tradicional toque dos sinos e o acendimento da fogueira na Praça da Fonte por ocasião da véspera das homenagens ao Anjo da Vila.

Um anjo apareceu para uma anciã

De acordo com a tradição, na segunda segunda-feira de janeiro de 1392, um anjo apareceu a uma anciã fora da cidade de Ayora, pedindo que ela convocasse toda a população em oração para evitar a fome e a peste.

Uma narração histórica, de autoria de Miguel Molsós, conta os fatos ocorridos há 626 anos da seguinte maneira:

“Se encontrava a Villa de Ayora submetida à peste e fome no ano de 1392. Na manhã da segunda segunda-feira de janeiro de 1392, uma mulher chamada Liñana pegou a estrada para Jarafuel, que ficava a duas milhas de Ayora. No caminho conheceu um belo jovem que lhe disse: ‘Volte para Ayora e diga-lhes que venham a este lugar e façam um pedido todos os anos e que a peste e a fome que assolam Ayora desapareceram’. A mulher respondeu que não acreditariam nela. O que ela poderia fazer sendo apenas uma mulher? Nesse momento, o jovem tomou sua mão e lhe escreveu na palma alguns caracteres e desapareceu. A mulher voltou para Ayora e disse aos Clérigos e Jurados e eles acreditaram nela. O povo foi em procissão para o lugar indicado onde fizeram o pedido e no momento cessou a praga e a fome em Ayora”.

Desde então, e passados já seis séculos, a população da cidade valenciana permaneceu fiel à promessa e a cada segunda segunda-feira de janeiro sai em peregrinação, com a imagem do Santo Anjo, até o lugar onde ocorreu o prodigioso evento. Ali se edificou uma capela que recorda a presença milagrosa do Anjo, e o lugar da rogativa.

A festa do Santo Anjo Tutelar é a mais importante de Ayora, tanto assim que é um dos seus sinais mais distintivos. Em junho de 2017, a celebração foi declarada de Interesse Turístico Local. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas