Gaudium news > Lançado livro que mostra o legado do 4º Congresso Missionário Nacional

Lançado livro que mostra o legado do 4º Congresso Missionário Nacional

Redação (Quinta-feira, 11-01-2017, Gaudium Press) O legado do 4º Congresso Missionário Nacional, realizado no Recife entre os dias 7 e 10 de setembro de 2017, agora está reunido em um livro.

Lançado livro que mostra o legado do 4º Congresso Missionário Nacional.jpg

A obra “Missão Permanente: Reflexões e Propostas”, recentemente publicado pelas Edições CNBB, nasceu da temática central do Congresso: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, inspirado no convite do Papa Francisco para uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria (EG,1), e nos processos de preparação ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), a ser realizado na Bolívia em julho de 2018.

Organizada em quatro partes, a publicação se divide assim: a primeira formada pelos discursos proferidos na abertura do Congresso e a segunda pelas conferências: Igreja em saída; Testemunho e Profetismo; Sinodalidade; Comunhão e Alegria do Evangelho.

Enquanto a terceira parte contém as sínteses das reflexões e propostas das 23 oficinas, bem como alguns depoimentos dos congressistas e síntese final dos assessores, a quarta parte traz a mensagem final às comunidades eclesiais.

Todos os conteúdos são desafios para a missão ad gentes, “até os confins do mundo” e sem fronteiras.

“O objetivo da publicação ‘Missão Permanente: Reflexões e Propostas’ é oferecer às Igrejas do Brasil o legado do 4º Congresso Missionário Nacional. A palavra sinodalidade (caminhar juntos) expressa bem os processos de construção e legado missionário, deste Congresso”, explicou o Padre Maurício da Silva Jardim, diretor das POM e coordenador do projeto.

Ainda segundo o Padre Maurício, “a missão é tarefa eclesial, não está restrita a uma pastoral, movimento ou grupo de especialistas”, pois “ela é natureza, identidade e essência de toda Igreja”.

“Com este espírito eclesial as POM, em comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB oferecem à Igreja no Brasil, o legado do 4º Congresso Missionário Nacional. Esperamos que haja aprofundamento e continuidade nas temáticas e que essa publicação anime todos os sujeitos da missão e os conselhos missionários para uma Igreja em saída, testemunha da alegria do Evangelho”, completou o sacerdote.

A publicação pode ser encontrada também no site da Edições CNBB: www.edicoescnbb.com.br. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas