Gaudium news > Pintura mural do século XVI descoberta na capela de Santo Cristo, Bragança, Portugal

Pintura mural do século XVI descoberta na capela de Santo Cristo, Bragança, Portugal

Bragança – Portugal (Sexta-feira, 12-01-2017, Gaudium Press) – Foi descoberto um painel de afrescos alusivo à vida de S. João Batista e datado da primeira metade do século XVI e é considerado como, no seu estilo, único em Portugal.

12-01Pintura mural do século XVI descoberta na capela de Santo Cristo, Bragança, Portugal12.jpg

De acordo com a Agencia Ecclesia, a descoberta deu-se na capela de Santo Cristo, em Picote, na Diocese de Bragança-Miranda.

O mural foi encontrado graças a um trabalho de conservação e restauro que está sendo realizado no altar-mor da referida capela, diz Lília Pereira da Silva, diretora do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra da diocese de Bragança-Miranda.

Em declarações à Rádio Renascença, Lilia contou:
“Quando chegamos à capela para o diagnóstico do retábulo, observamos que havia uma pintura mural por detrás, apesar de não ser muito visível”.

O Painel

O afresco tem quatro metros de comprimento e cinco de altura.
Ele ilustra episódios da vida de S. João Batista, narrados pelos Evangelhos.

Entre os episódios ali figurados estão: “a visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, o batismo de Jesus e a própria morte do profeta, que acabou decapitado.

A capela de Santo Cristo fica situada na localidade de Picote, concelho de Miranda do Douro.
Por causa da importância desta descoberta, decidiu-se “desmontar o altar para saber qual a extensão do núcleo do mural”.

12-01-Pintura mural do século XVI descoberta na capela de Santo Cristo, Bragança, Portugal.jpg

A paróquia local, bem como a Diocese de Bragança-Miranda e a autarquia de Miranda do Douro já saudaram esta descoberta, que “enriquece todo o património” da região.

Joaquim Caetano, conservador e historiador de arte, um especialista nesta área, descreve o painel descoberto como “cheio de cor, de vermelhos e ocres intensos e zonas decorativas com imitação do tecido da época, como brocados, de um lado e do outro, criando um certo ambiente de maior conforto, quase deslumbramento”.

Caetano destaca que o importante agora é que o trabalho de conservação e restauro permita preservar o espírito e a autenticidade desta obra:
“As coisas têm um tempo, têm uma vida. Hoje não podemos ter uma pintura com 400 anos com aspeto de ter sido feita ontem. Isto é quase um ato de iconoclasta. É desvirtuar aquilo que é a autenticidade daquela peça”.

Patrimônio de interesse público

Já se comenta que o painel da Capela de Santo Cristo receba a classificação de “patrimônio de interesse público”.
O que, segundo a diretora do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra da diocese de Bragança-Miranda, Lília Pereira da Silva, já foi manifestado por técnicos da Direção-Regional de Cultura do Norte, que visitaram o local. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas