Gaudium news > Santuário de Piraí do Sul (PR) receberá visitantes para a Rota do Rosário

Santuário de Piraí do Sul (PR) receberá visitantes para a Rota do Rosário

Piraí do Sul – Paraná (Terça-feira, 16-01-2018, Gaudium Press) O Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, no Paraná, agora passa a ser incluído nos pacotes turísticos de uma agência de viagens de Curitiba.

Santuário de Piraí do Sul (PR) receberá visitantes para a Rota do Rosário (3).png

A partir de maio, a operadora de turismo organizará uma peregrinação por nove locais da iniciativa, nos quais ocorrerão atividades específicas, sendo o templo mariano o local de encerramento da caravana.

Santuário de Piraí do Sul (PR) receberá visitantes para a Rota do Rosário.jpg

A oficialização da inclusão do Santuário na Rota do Rosário aconteceu após a assinatura de uma ata por Dom Sergio Arthur Braschi e Dom Antonio Braz Benevente, bispos de Ponta Grossa e Jacarezinho, respectivamente.

Em Jacarezinho, aliás, foi de onde surgiu o projeto de evangelização da Rota, em 2008, com a finalidade de promover a comunhão entre santuários e a divulgação dos patrimônios cultural, histórico e arquitetônico do Norte Pioneiro aos Campos Gerais.

Segundo o Padre Evandro Luís Braun, reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, apesar de constar de documentos, manuais e livros como parte da Rota, o Santuário não era oficialmente seu integrante.

“Há algum tempo temos conversado, eu e o coordenador da Rota, padre Celso (Miqueli), com a anuência dos dois bispos, e percebemos que seria bom para a Rota do Rosário e também para o Santuário a inclusão. Com ela, existiria um trabalho conjunto em santuários e destinos religiosos, no sentido que um atrativo conduza ao outro fazendo com que as pessoas se encontrem com Jesus. Ideia é evangelizar através do Turismo”, comentou o reitor.

Sendo assim, na prática, a coordenação do santuário de Piraí do Sul passará a trabalhar em conjunto com os responsáveis pela Rota, além de participar dos encontros e reuniões. “Com isso, haverá um aprendizado muito grande porque a troca de experiências entre os vários santuários e destinos nos deixará mais fortes a nível estadual, aumentará os contatos”, completou.

Ainda conforme o Padre Evandro, “essa experiência dessa agência de turismo de Curitiba, de vender pacotes e trazer visitantes para o Santuário de Brotas é o primeiro fruto concreto da inclusão na Rota. À medida que forem vendendo os pacotes, as caravanas se repetirão”.

O reitor do santuário garantiu que o sucesso da Festa de Nossa Senhora das Brotas foi determinante para a inserção do Santuário na Rota do Rosário. “Houve um encantamento dos reitores e responsáveis pelos destinos turísticos pela Festa, de como ela é organizada, como ela acontece. Este ano, perto de 20 mil passaram pela festa e a chuva, ao invés de atrapalhar, acabou favorecendo o aspecto religioso e de convivência das pessoas. As pessoas ficaram embaixo das tendas e procuraram os locais de oração”.

Santuário de Piraí do Sul (PR) receberá visitantes para a Rota do Rosário (2).jpg

O Padre Evandro lembrou ainda que a programação festiva seguiu praticamente o mesmo o roteiro do ano passado, com exceção do retorno dos seminaristas para a oração pelos fiéis e a inclusão da Capela de Frei Galvão entre os pontos de oração, com a distribuição das pílulas. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Ponta Grossa

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas