Gaudium news > Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama (PR) completa 44 anos

Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama (PR) completa 44 anos

Umuarama – Paraná (Quinta-feira, 18-01-2018, Gaudium Press) A Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama, no Paraná, celebra este ano seus 44 anos de criação.

Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama (PR) completa 44 anos.jpg

A Igreja Catedral é aquela em que está a Cátedra do bispo, sendo sinal do magistério e do poder do pastor da Igreja particular, além de sinal de unidade dos crentes naquela fé que o bispo anuncia como Pastor do Rebanho.

“A Igreja Catedral, pela majestade da sua construção, é a expressão daquele templo espiritual, que é dedicado no interior das almas e brilha pela magnificência da Graça Divina, segundo aquela sentença do Apóstolo S. Paulo: ‘Vós sois o templo do Deus vivo’ (2 Cor 6,16). Depois, deve considerar-se como imagem Figurativa da Igreja visível de Cristo no orbe da terra ora, canta e adora; deve, consequentemente, ser retida como, a imagem do seu Corpo místico, cujos membros estão conglutinados pela união, na caridade, alimentada pelo orvalho dos dons celestes”, lê-se no site da paróquia catedral.

Assim, a Igreja Catedral deve ser considerada como centro da vida litúrgica da diocese, sendo que os fiéis devem aprender a amar com veneração a Igreja Catedral.

Decreto

“Pelo presente Decreto se considera criada a Paróquia da Catedral do Divino Espírito Santo de Umuarama, PR. A nova Paróquia foi desmembrada da Paróquia de São Francisco de Assis de Umuarama, PR.

A Paróquia da Catedral constará de parte da Zona 1 da cidade, e de toda Zona 6 e 7. A linha divisória será a Avenida Castelo Branco em toda a sua extensão e continuando em linha reta, a Avenida Rio Grande do Sul. A nova Paróquia será constituída apenas da parte urbana.

A Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo, foi entregue aos cuidados da Sociedade do Apostolado Católico, Província de São Paulo Apóstolo e seu primeiro Vigário tomou posse no dia 27/01/1974.

Aos 7 dias do mês de junho de 1987, Festa do Padroeiro foi solenemente dedicada e inaugurada a Catedral do Divino Espírito Santo, na cidade e Diocese de Umuarama, às 09h30min”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas