Gaudium news > Imprensa católica: Lourdes sediará o “22º Dias de São Francisco de Sales

Imprensa católica: Lourdes sediará o “22º Dias de São Francisco de Sales

Lourdes – França (Terça-feira, 23-01-2018,Gaudium Press) Inicia-se na próxima quarta-feira, em Lourdes, o ” 22º Dias de São Francisco de Sales”, um encontro da mídia católica que contará com a participação do Cardeal Pietro Pariolin, Secretário de Estado da Santa Sé e do bispo Dario Edoardo Viganò, Prefeito da Secretaria de Comunicação.

23-01-Imprensa católica- Lourdes sediará o ?22º Dias de São Francisco de Sales.jpg

O Encontro que deve ser realizado entre os dias 24 e 26 foi organizado neste ano pela Secretaria de Comunicação da Santa Sé para a Comunicação, a Federação de Mídia Católica (FMC) e o SIGNIS (Associação Católica Mundial para a Comunicação).

O “22º Dias de São Francisco de Sales”, deve desenvolver a temática da relação entre “Mídia e Verdade”, caminhando em consonância com a mensagem que o Papa Francisco escolheu para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais (13 de maio de 2018) que aborda uma temática sobre notícias falsas e jornalismo na paz.

Relativismo, histerização da informação, pós-verdade e ética jornalística são tópicos a serem tratados e discutidos durante esses dias de Encontro da mídia católica.

Em seu programa, o FMC observa que “Servir de forma decisiva à verdade é um desafio crítico para todos os cidadãos, inclusive nós, cristãos. Não são verdades no ar do tempo, congeladas, dogmáticas e preguiçosas. Mas uma verdade dinâmica, discutida, criando um significado para iluminar o futuro ” e tudo isto está dentro do programa de desenvolver um programa para promover um “jornalismo da paz”

200 jornalistas e comunicadores

Este “serviço da verdade” para o qual aponta o FMC deve ser decifrado durante o Encontro em todas as suas facetas em debates e discussões de filósofos, teólogos, políticos e jornalistas que participarão do “22 Dias de São Francisco de Sales”.

Participarão, entre outros, nomes conhecidos na mídia católica: François Ernenwein, do La Croix; Jerome Chapuis, do RTL; Marco Tarquinio, diretor do L’Avvenire jornal diário da Conferência Episcopal Italiana.

No total, são esperados vários bispos franceses e mais de 200 jornalistas e representantes oficiais e comunicadores do serviço de mídia da Igreja.

Dom Dario Edoardo Viganò, Prefeito da Secretaria para a Santa Sé Comunicação irá apresentar o evento, e o cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, fará a conclusão do evento durante uma missa a ser celebrada na Gruta das Aparições.

Prêmio Jacques Hamel

O “Prêmio Jacques Hamel”, que honra a memória do Padre Jacques Hamel, assassinado 26 de julho de 2016 por um jihadista, será entregue pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, aos vencedores deste ano, na sexta-feira, 26 de janeiro, em Lourdes.
Roseline Hamel, irmã do Padre Jacques Hamel, também estará presente.

(JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas