Gaudium news > Em Teresina, Escola de Formação sobre Vocação Laical abre inscrições

Em Teresina, Escola de Formação sobre Vocação Laical abre inscrições

Teresina – Piauí (Terça-feira, 23-01-2018, Gaudium Press) Em Teresina, a Escola de Formação sobre Vocação Laical abriu suas inscrições. Entre os dias 15 de janeiro e 12 de fevereiro, os interessados devem efetivar seu interesse, uma vez que as formações terão seu início no dia 18 de fevereiro. Conforme a organização, as aulas serão ofertadas no terceiro domingo de cada mês.

Em Teresina, Escola de Formação sobre Vocação Laical abre inscrições.jpg

Graça Ferreira, membro da equipe de formação do CNLB no Estado do Piauí, ressaltou que o intuito da escola é proporcionar orientações metodológicas aos fiéis de como se preparar em suas comunidades para a vivencia do Ano do Laicato.

“Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” é o tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato. Já o lema será “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

Ainda conforme Graça Ferreira, para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar o seguimento a Jesus Cristo, pois “isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”.

A partir de uma proposta, os participantes terão toda a liberdade para vivenciar as ações locais e absorver os objetivos desse ano na Igreja. “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Sobre o Documento nº 105 da CNBB, que também será trabalhado, Graça lembrou que haverá a dinamização do estudo e da prática do arquivo, intitulado “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, além dos “demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato” e a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais” (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

“Espera-se que este ano traga um legado para a Igreja, com maior entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade. Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”, explicou Graça Ferreira.

As inscrições para a Escola de Formação sobre Vocação Laical podem ser feitas no Centro Pastoral Paulo VI de segunda a sexta, das 8h às 13h. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas