Gaudium news > As sete chaves do êxito vocacional da Diocese de Lincoln, EUA

As sete chaves do êxito vocacional da Diocese de Lincoln, EUA

Estados Unidos – Lincoln (Terça-feira, 23-01-2018, Gaudium Press) Em uma entrevista concedida ao ‘The Catholic World Report’, o Bispo de Lincoln, Estados Unidos, Dom James Conley, expôs as causas do êxito vocacional de sua Diocese, onde com apenas 96 mil fiéis se registraram 17 ordenações sacerdotais nos últimos dois anos, cifra similar à da Arquidiocese de Los Angeles de quatro milhões de fiéis.

As sete chaves do êxito vocacional da Diocese de Lincoln, EUA.jpg

Sintetizando as respostas de Dom Conley, o informativo ‘Religión en Libertad’ identificou sete características da Diocese que poderiam oferecer uma resposta às questões sobre sucesso vocacional. O primeiro deles é para o prelado a continuidade de um bom trabalho de seus predecessores. “É o resultado de uma liderança que eu herdei. Não atribuo a mim mesmo, somente quero não estragá-lo”, disse o prelado. “Fui o beneficiário da grande liderança de dois grandes Bispos (…)”, a quem descreveu como “muito claros em seu ensinamento e muito fiéis ao Magistério e ao patrimônio da Igreja no que concerne à doutrina e também à Liturgia”. O Bispo destacou que na sua Diocese não se registraram abusos litúrgicos nem desvios nos ensinamentos nas paróquias e escolas católicas.

O segundo aspecto do êxito é um clero jovem, produto da abundância de vocações. “Temos 146 sacerdotes ativos na Diocese e a idade média é de 41 anos. Quer dizer, vinte anos a menos do que eu. Sou o velho da Diocese”, celebrou o Bispo. “E quando tem todos esses sacerdotes jovens nas paróquias, nos colégios e na universidade, a gente jovem vê exemplos de vida religiosa”. Lincoln pode conservar a idade média dos sacerdotes que se registraram nos Estados Unidos em 1970.

Além dos exemplos de sacerdotes jovens, os fiéis de Lincoln receberam uma ajuda adicional: o bom testemunho das religiosas. Dom Glennon Flavin, que presidiu a Diocese desde 1967, acompanhou o nascimento das Irmãs Escolares de Cristo Rei, a quem Dom Conley elevou ao nível de direito diocesano. “Temos 37 religiosas que usam hábito, ensinando em nossas escolas e 48 sacerdotes que são diretores ou professores. Essa educação católica teve muito a ver com o sucesso da Diocese de Lincoln”, reportou o Bispo.

Uma quarta característica da Diocese é a importância dada à beleza da Liturgia. “Que as pessoas sintam que quando chegam à Missa estão em contato com a Transcendência”, expressou Dom Conley. “Se supõem que a Sagrada Liturgia nos põem em contato com o Deus transcendente. Se supõem que experimentamos algo santo. Isso é o Santo Sacrifício da Missa. Por isso disse o Senhor: ‘Faça isso em memória de mim’. E a beleza dessa experiência, a beleza da música, a beleza do culto e a reverência e a piedade elevam as pessoas em relação ao dia a dia, do mundanismo em que vivem, de muitos sofrimentos e privações”.

Juntamente com a promoção da Liturgia, a Diocese promove a Adoração Eucarística “em tantas paróquias quanto possível”. “Quando chegamos diante de Nosso Senhor e seu rosto eucarístico (o sacramento da divina amizade, como às vezes é chamado), o coração de Nosso Senhor fala aos nossos corações. Necessitamos desses momentos”, expôs o prelado. A Adoração Eucarística não só ajuda as vocações, mas também sustenta e cura os fiéis e fortalece os casamentos.

Finalmente, o Bispo explicou duas iniciativas adicionais: a introdução da Missa ‘Ad Orientem’ na Catedral e a celebração de Missas segundo a forma extraordinária em latim. Ambas expressões litúrgicas são opcionais para os sacerdotes e foram introduzidas pelo Bispo como um exemplo. Para o prelado, a celebração ‘Ad Orientem’, como foi sugerida pelo Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah (três quintos da liturgia de frente para as pessoas e dois quintos de frente para o altar) lhe permite uma maior concentração nos mistérios da Eucaristia, enquanto que as celebrações segundo a forma extraordinária têm sido descritas ao Bispo pelos fiéis como “uma grande experiência do transcendente e do sagrado”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas